segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Obras da Funasa levam abastecimento d’água para oito municípios cearenses

O Governo Federal, por meio da  Fundação Nacional de Saúde (Funasa),  órgão ligado ao Ministério da Saúde,  assinou nesta segunda-feira (22) ordens de serviço referentes ao Programa Saneamento Brasil Rural para oito municípios cearenses. Os municípios contemplados foram: Senador Pompeu, Baixio, Umari, Ipaumirim, Aurora, São Gonçalo do Amarante, Ibaretama e Barroquinha. 

O valor total para as obras nessas cidades, que incluem construção de sistema de abastecimento de água e perfuração de poços, é de R$ 4,6 milhões. Esses recursos foram conquistados pelo deputado federal Domingos Neto. “Essas obras viabilizarão o acesso mais facilitado de água potável dando mais qualidade de vida para a população. Esse é nosso principal objetivo”, destacou Domingos Neto. 

Essa é a terceira rodada de ordens de serviços realizadas. Os municípios de Quixeramobim, Quixadá, Tauá, Pedra Branca, Independência, Mombaça e Crateús já estão com as obras iniciadas. “Não queremos mudar as pessoas de lugar, nosso propósito é melhorar os lugares das pessoas”, ressalta o superintendente da Funasa, Marlos Andrade. 

De acordo com o presidente da Funasa, Giovanne Gomes, o programa Brasil Rural compreende três eixos. “São estratégias voltadas para o atendimento das demandas de saneamento básico nas áreas rurais no Brasil: Gestão dos Serviços, Educação e Participação Social, e Tecnologia, entendidos como indissociáveis, além de necessários ao atendimento das demandas das populações que habitam as áreas rurais do país”, explica.