terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Ceará recebe nas próximas horas aproximadamente 72 mil novas doses da vacina AstraZeneca/Oxford, afirma Camilo Santana

Durante transmissão ao vivo no início da tarde desta terça-feira (23), o governador Camilo Santana informou que o Ceará vai receber, ainda nesta quarta-feira (24), um novo lote com cerca de 72 mil novas doses da vacina AstraZeneca/Oxford. A decisão do envio do novo lote para o Estado acontece após reunião entre o governador e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília.

Ainda durante a reunião com o ministro, Camilo Santana informou que Pazuello se comprometeu em credenciar os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estão abertos na rede pública do Estado. Até a semana que vem, a expectativa é que o Ceará tenha ao todo cerca de 811 leitos de UTI em todo o Estado. É esperado ainda para esta semana, ressaltou o governador durante a transmissão, o envio de mais um lote da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan.

Demanda hospitalar 

Com a crescente na demanda hospitalar nas últimas semanas, o governador afirmou que, até a próxima segunda-feira (1), será implantado mais 131 leitos de UTI covid no Ceará. Destes, 50 leitos serão abertos em parceria com o Hospital São Camilo, além de outros hospitais do interior.

Atualmente o Estado disponibiliza 680 leitos de UTI para pacientes em tratamento da doença. A meta, como afirmou o governador, é que durante o mês de março sejam disponibilizados mais 263 leitos, totalizando 1.074 leitos de UTI em todo o Estado. O número é maior do que a quantidade credenciada e instalada durante o ano passado. 

“Isso está acontecendo porque continua crescente a demanda por hospitalização e a característica da pandemia dessa vez é que as pessoas estão passando mais tempo nos hospitais. Exigindo assim mais tempo de internação, além de estar atingindo pessoas mais jovens, e a velocidade que esta demanda está ocorrendo”, explicou o governador.