quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Agefis realiza operação no Centro, nesta sexta-feira, 4

A Prefeitura de Fortaleza realiza, a partir desta sexta-feira (05/02), mais uma operação de fiscalização para conter aglomerações na Cidade. Conforme estabelecido em decreto municipal e estadual, as lojas do Centro devem abrir somente a partir das 9h, e por isso os agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) irão atuar em ruas como Guilherme Rocha, Liberato Barroso e Senador Pompeu, dentre outras. O anúncio foi feito em live nas redes sociais da Prefeitura nesta quinta-feira (04/02).

O objetivo da ação, conforme o titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, é distribuir melhor a chegada das pessoas aos terminais de ônibus. “O setor da construção entra às 7h, o funcionalismo e a indústria às 8h, o comércio às 9h. Dessa forma, vamos espaçar a chegada das pessoas e diminuir as aglomerações, garantindo a segurança e a saúde de todos”, explicou.

A superintendente da Agefis, Laura Jucá, enfatizou que as abordagens terão caráter educativo e também verificarão o uso de álcool gel, máscaras e o distanciamento social, reforçando a importância de se conter o avanço da Covid-19 na Capital.

Além disso, Laura frisou que a Agefis, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará locais de aglomerações como bares, restaurantes e outros pontos comerciais. “Contamos com o apoio e a parceria da população neste momento tão crucial'', completou.

Balanço

Somente no mês de janeiro, a Agefis realizou 344 fiscalizações em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. Foram 65 autuações, 60 notificações, 22 estabelecimentos interditados e 33 atividades ou eventos encerrados pelo descumprimento dos decretos municipal e estadual de enfrentamento à Covid-19.

Também foram apreendidos 31 paredões de som por promover poluição sonora e aglomeração, além de 664 mesas e cadeiras.