quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Fortaleza já aplicou mais de 56 mil doses da vacina contra o coronavírus

A Prefeitura de Fortaleza continua vacinando os grupos prioritários da primeira fase da imunização contra o coronavírus. Desde o início da campanha, 56.451 pessoas foram vacinadas, entre idosos, deficientes acima de 18 anos institucionalizados e profissionais de saúde ativos que atuam na linha de frente, em hospitais, UPAs e nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Apenas nesta quinta-feira (04/02), 4.635 pessoas receberam o imunobiológico na Capital.

Vacinação de idosos acima de 75 anos

A modalidade drive-thru, destinada aos idosos acima de 75 anos, continuou nesta quinta-feira (04/02). Para verificar quem será vacinado, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza agora a lista nominal do público atendido no Centro de Eventos no Portal da Prefeitura ou no Site Coronavírus. Todos os contemplados na lista, que realizaram agendamento por meio da Plataforma Vacine Já, também recebem mensagem de confirmação por e-mail ou WhatsApp. 

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) também está disponibilizando a modalidade drive-thru, no Shopping Iguatemi, para idosos a partir de 75 anos, por ordem decrescente de idade, que já se cadastraram pela Prefeitura de Fortaleza e receberam confirmação do agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. É necessário apresentar documento com foto e CPF. 

A SMS reforça ainda que permanece, durante toda a semana, a vacinação domiciliar dos idosos com equipes atuando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, devidamente uniformizados com a camisa da campanha, crachá de identificação e paramentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs). 

Trabalhadores da saúde

Considerado um dos grupos mais vulneráveis devido à grande exposição ao vírus Sars-CoV-2, os profissionais da saúde que atuam em ambientes hospitalares, públicos e privados, no atendimento direto aos pacientes acometidos pela Covid-19, estão recebendo as doses do imunizante em seus próprios locais de trabalho. No Centro de Eventos, estão sendo vacinados os trabalhadores de saúde dos hospitais, UPAs, SAMU e Postos de Saúde.

Medidas de proteção

A Prefeitura reitera os cuidados necessários para proteção individual. A pessoa que tiver recebido a primeira dose deve estar atenta aos cuidados de prevenção que continuam sendo fundamentais. O uso de máscara, a higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel e o distanciamento social precisam ser mantidos por toda a população.