quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Deputado Queiroz Filho alerta para o número crescente de estupros no Ceará e critica sentença de "estupro culposo"

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) mostrou indignação nesta quarta-feira (4), através das suas redes sociais, quanto ao julgamento envolvendo a influencer Mariana Ferrer, que terminou com a sentença de "estupro culposo" e alertou para o número de casos de violência sexual no Ceará.

"É simplesmente revoltante tal sentença, pois não existe estupro culposo. Estupro é um dos piores crimes existentes e, se comprovado, o acusado deve pagar pelo que fez. A culpa nunca é da mulher! Infelizmente, esta relativização é uma realidade cada vez mais constante, lembrando que apenas no mês de setembro, foram registrados 198 casos de crimes sexuais no Ceará, sendo quase 1500 denúncias em 2020", disse Queiroz Filho.

O parlamentar também lembrou que a capital cearense dispõe de equipamentos para atender mulheres que sofreram este tipo de violência. "Em caso de estupro, a mulher não precisa dispor de um Boletim de Ocorrência para ser atendida na rede de saúde. Em Fortaleza, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) e o Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana atuam como rede de proteção e atendimento humanizado às vítimas. As unidades de saúde, inclusive, devem obrigatoriamente informar o caso de violência ao Ministério da Saúde", explica.