sábado, 31 de agosto de 2019

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, lançou o Plano de Ação Compartilhada de Prevenção e Posvenção do Suicídio



O lançamento aconteceu na Unipace (Universidade do Parlamento) durante evento promovido pelo Ministério Público para abertura da Campanha do Setembro Amarelo.

O Plano Municipal foi elaborado para ser instrumento de planejamento em consonância com as diretrizes traçadas no Programa Vidas Preservadas contribuindo assim, com a redução de tentativas e morte por suicídio. Ações articuladas e integradas entre governo e sociedade já estão sendo desenvolvidas usando as premissas norteadoras do plano: acessibilidade e equidade, proximidade, territorialidade, rede e intersetorialidade.


O documento foi elaborado por uma equipe interdisciplinar reunida no Grupo de Trabalho Prevenção e Posvenção ao Suicídio (GT PPS), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante o processo de elaboração, representantes de diferentes órgãos participaram de oficinas e reuniões, articulando as diversas políticas públicas envolvidas: Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretaria Municipal da Educação (SME), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Rede Cuca e Centro de Valorização da Vida (CVV).