sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Modernização no setor energético: Governo do Ceará concede primeira aprovação de uma empresa para o Mercado Livre de Gás Canalizado


O Governo do Ceará, por meio da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), concedeu, agora em dezembro, a primeira aprovação de uma empresa do Estado para o Mercado Livre de Gás Canalizado. Deste modo, a empresa Cerâmica Brasileira Cerbras migrou da condição de usuária cativa para consumidora livre (parcialmente livre). 

O modelo livre amplia a concorrência e estimula maior eficiência no setor. Presidente da Arce, Rafael de Paula destaca que esta autorização é uma marco para o Estado.

Como mencionou o presidente Rafael, no Mercado Livre de Gás, empresas com determinado perfil de consumo podem escolher seus fornecedores de gás natural, negociando livremente condições comerciais - como preço, prazos e volumes contratados. Diferentemente do mercado cativo - no qual o consumidor adquire o gás exclusivamente da distribuidora local. 

Para o Estado, o avanço do Mercado Livre de Gás representa passo importante na modernização do setor energético, sempre com a atuação regulatória da Arce, que garante segurança jurídica, transparência e equilíbrio entre os agentes envolvidos. Rafael de Paula exemplifica como será a atuação da empresa no Mercado Livre. E dimensiona a importância da autorização para a economia do Estado.