A ação, que conta com a parceria da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), transformará o data center da Etice na maior infraestrutura para processamento de inteligência artificial do Estado. Com a iniciativa, o Governo fortalece o investimento em infraestrutura tecnológica para otimizar ações que potencializam o desenvolvimento socioeconômico e geram mais qualidade de vida à população.
Nesta primeira semana de janeiro, cinco núcleos computacionais da Seplag passam a operar na Etice, que ficará responsável por hospedar os componentes da nova infraestrutura. Em meados do mês, o data center da Empresa receberá ainda mais três núcleos, ampliando de forma significativa sua capacidade operacional.
Com esse reforço, o Governo do Ceará passará a contar com uma nuvem privada própria, voltada ao processamento seguro de dados e à oferta de serviços básicos de inteligência artificial para atender às demandas da população. A expansão quase triplica a capacidade atual do data center da Etice e, com a incorporação dos núcleos da Seplag, eleva esse potencial para mais de dez vezes o volume disponível hoje.
O presidente da Etice, Hugo Figueirêdo, conta que a Empresa tem feito diversas parcerias para prover soluções de inteligência artificial. Segundo ele, a cooperação com a Seplag é mais um passo para o fortalecimento desse ecossistema digital.
