O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), realizou a Operação Fisconforme, em 34 empresas no Centro de Fortaleza, nesta terça-feira (16).
Executada em conjunto com a Delegacia de Combate ao Crime Contra a Ordem Tributária (Deccot), a ação contou com a participação de 44 servidores da Fazenda e 10 agentes de Segurança Pública.
Segundo levantamento preliminar, no ano de 2025, comércios da região movimentaram cerca de 57 milhões de reais sem emissão de nota fiscal.
A iniciativa é voltada ao combate à sonegação e ao fortalecimento da conformidade fiscal. Foram detectados indícios de irregularidades, como o uso de maquinetas e chaves Pix em nome de terceiros, inclusive vinculadas a pessoas físicas e empresas de outros estados brasileiros. Também foram identificados estoques e vendas irregulares, desacobertados de documentos fiscais.
A ação integra uma estratégia voltada para a orientação de contribuintes e a identificação de desconformidades fiscais, de modo, inclusive, a assegurar o equilíbrio concorrencial do ambiente de negócios no Estado, como bem explica o secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes.
