Lançado em dezembro de 2023 pelo Governo do Ceará, a primeira fase do programa VaiVem Trabalhador destinava-se ao público estudantil de Fortaleza e Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, regularmente matriculados em um município diferente do de moradia.
Em maio deste ano, a partir da transição para a segunda fase, o programa ampliou a cobertura para trabalhadores em situação de desemprego e passou a ser executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), onde tem apresentado resultados significativos. De acordo com dados do IDT, de maio até a metade de novembro de 2025, o benefício registra a solicitação de mais de 30 mil trabalhadores em busca de emprego em Fortaleza e na Região Metropolitana.
“A marca de 30 mil solicitações do VaiVem Trabalhador mostra como o programa tem se tornado essencial para quem busca oportunidades de emprego na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao garantir o transporte gratuito, especialmente para mulheres, que representam a maioria dos beneficiários, o VaiVem não só facilita o deslocamento, mas devolve dignidade e motivação para quem busca voltar ao mercado de trabalho. É uma política pública transformadora e inclusiva”, avalia o governador do Estado, Elmano de Freitas.
Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, os números demonstram a relevância do VaiVem Trabalhador como política pública de apoio à população desempregada. “O programa VaiVem facilita o deslocamento dos trabalhadores que estão em busca de um emprego, reduzindo custos e viabilizando a acessibilidade ao trabalho. É muito importante oferecer esse benefício para a população, principalmente pelo aspecto de inclusão social que ele representa e pelo fortalecimento que ele agrega à economia local, ao garantir que as pessoas possam chegar às áreas de trabalho em locais distintos com maior facilidade”, explica Viana.
Os indicadores do VaiVem Trabalhador revelam um perfil majoritariamente feminino entre os beneficiários. As mulheres encabeçam a lista com folga, totalizando 19.379 solicitações, o que representa 63,28% do total. Em contrapartida, foram 11.170 pedidos feitos por trabalhadores do sexo masculino, correspondendo a 36,47%.
