segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Unidade da Casa Brasil IBGE Ceará vai ser inaugurada nesta terça, no Ipece

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo à frente o seu presidente, Márcio Pochmann, e o diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa, inauguram amanhã (terça-feira,18), às 15 horas, na sede do Ipece, a Casa Brasil IBGE Ceará. A inauguração ocorre cinco meses após ter sido anunciada oficialmente no encerramento do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, realizado em junho em Fortaleza, que o Ceará receberia, no Ipece, uma unidade da Casa Brasil IBGE.

Espaço de memória e tecnologia, a Casa Brasil IBGE reúne em um mesmo espaço as diferentes áreas do Instituto e suas atuações, para que o visitante, seja de maneira presencial ou virtual, possa visualizar tanto a história de quase 90 anos do IBGE, quanto os caminhos e perspectivas do Instituto para as próximas décadas. A unidade no Ceará terá foco na inovação, na educação, no turismo e combate à fome e à desigualdade, entre outros temas.

Para o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, a Casa Brasil IBGE Ceará é fruto de uma articulação entre o Instituto, governo do Ceará e IBGE nacional. ”Eventos nacionais do IBGE, cursos da Escola Nacional de Ciências e Estatística (Ence), interação de analistas de políticas públicas e pesquisas em comum serão possibilitadas por um acordo de cooperação que poucos estados no Brasil possuem”.