segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Prefeitura de Fortaleza, em cooperação com a Universidade de Chicago, lança Escritório de Inclusão

 


A Prefeitura lançou, nesta segunda-feira (24/11), em parceria com a Universidade de Chicago, o Escritório de Inclusão de Fortaleza. Este é o primeiro núcleo municipal da América Latina voltado à avaliação experimental de políticas públicas. O espaço integra gestores públicos, pesquisadores e equipes técnicas da gestão municipal e de universidades parceiras.


A iniciativa conta com financiamento do Fund for Innovation in Development (FID), gerido pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e colaboração técnica da Universidade Federal do Ceará (UFC). A vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, destacou a importância do novo escritório para o município.

“O Escritório de Inclusão é mais um avanço do Plano Fortaleza Inclusiva. Com ele, teremos avaliação científica das nossas políticas públicas. Iremos testar, em cada eixo do Plano Fortaleza Inclusiva, se a política é custo-efetiva, se está mudando a vida das pessoas e, sobretudo, se de fato está reduzindo a desigualdade social”, afirmou.


Ryan Cooper, diretor do Development Innovation Lab (DIL), da Universidade de Chicago, disse estar animado com a parceria e comentou os desafios envolvidos no processo de avaliação.

“Estamos muito ansiosos com a oportunidade de trabalhar com o município de Fortaleza, a primeira cidade no Brasil onde vamos aplicar este modelo. O principal desafio nesse tipo de avaliação é alinhar o desenho de pesquisa com a alocação de recursos das políticas públicas, e queremos fazer boa ciência. Para isso, aqui em Fortaleza, vamos contar com pós-doutores como parte da equipe de pesquisa interna, algo único em escala global.”