O prefeito Evandro Leitão, o reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), professor Randal Pompeu, e a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, assinaram nesta segunda-feira, 24/11, termo de doação de 82 aparelhos de eletrocardiograma que a Fundação Edson Queiroz entrega para equipar postos de saúde na Capital. Os novos equipamentos são resultado da gestão compartilhada entre a administração municipal e a iniciativa privada e vão contribuir com a meta de reduzir o tempo de espera por exames cardíacos.
“Esta doação da Unifor demonstra o espírito público da Fundação Edson Queiroz e fortalece a nossa rede de Saúde.
A maior beneficiada é a população e temos o objetivo de fechar este ano com a capacidade de realizar eletrocardiogramas em todos os 134 postos de saúde de Fortaleza. Atualmente, temos cerca de 252 mil pessoas aguardando agendamento desse tipo de exame e estamos trabalhando para zerar esse número no período de um ano”, destacou o prefeito.
Ao agradecer pelos aparelhos doados, a secretária da Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, explicou que os exames sendo realizados com mais agilidade também impactam positivamente na fila de cirurgias cardíacas. “Há pacientes que aguardam o resultado do eletrocardiograma para uma intervenção cirúrgica e com essa capacidade de exames mais rápidos, também vamos beneficiar esse público. Em poucos dias os 82 equipamentos estarão nos postos de saúde e vamos ter um ganho significativo para toda a população”.
Para o reitor Randal Pompeu, a parceria com a saúde pública do município também ajuda na formação acadêmica dos estudantes da Unifor. “Temos mais de 1.900 alunos dos nossos cursos das áreas da saúde cursando disciplinas práticas em unidades de saúde municipais.
Dessa forma, esses equipamentos vão ajudar não só a população a diminuir as filas por exames, mas também serão uma área de prática para os nossos alunos que terão vivência e também ajudarão a população. Então, a Secretaria da Saúde é uma grande parceira, e nós estamos muito felizes, tanto a Universidade de Fortaleza como a Fundação Edson Queiroz, de estarmos participando desse momento".
