Cerca de 40 mil cearenses terão mais dignidade e qualidade de vida com acesso à água tratada. Nesta quarta-feira (12), o governador Elmano de Freitas anunciou, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a implantação de 54 sistemas de abastecimento de água e ampliação da rede rural para beneficiar 46 municípios, com investimento de R$ 64 milhões.
A ampliação resulta da parceria entre Governo do Estado, por meio do Projeto São José e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), prefeituras, associações e Solar Coca-Cola.
Os 54 sistemas serão instalados para contemplar 10.730 famílias. Desse total, 5.636 famílias serão beneficiadas com o Projeto São José, 4.847 famílias pelo Sisar, e 247 famílias por meio de termo de compromisso assinado com a Solar Coca-Cola.
O governador Elmano de Freitas reafirmou o compromisso com a segurança hídrica no campo e na cidade. De 2023 até o momento, o Ceará investiu R$ 1,9 bilhão para ampliar os sistemas de abastecimento de água. “A gente tem um sentimento de urgência. O que estamos fazendo é por conta de uma dívida histórica que temos com o nosso povo. Estamos buscando superar esse sofrimento que o nosso povo ainda atravessa”, destacou.
A solenidade também contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Brás; do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; do diretor de Negócio do Interior da Cagece, Carlos Salmito; do presidente do Instituto Sisar, Marcondes Ribeiro; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri; e o relações institucionais da Solar Coca Cola, entre outras autoridades.

