quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Meu Celular: 10.500 aparelhos já foram recuperados pelas Forças de Segurança do Ceará

 


Desde que foi lançado, em abril de 2024, oprograma Meu Celular, do Governo do Ceará, já resultou em 10.500 celulares recuperados pelas Forças de Segurança do Estado e devolvidos aos proprietários. Nesta quarta-feira (8), cerca de mil celulares completaram o novo lote entregue pelo governador Elmano de Freitas, ao lado de autoridades da Segurança Pública, na sede da Polícia Civil, em Fortaleza.

Na oportunidade, o governador apresentou um balanço dos 18 meses do programa. Somente em 2025, o Ceará registrou redução de 21,6% nos roubos entre janeiro e setembro, comparando com igual período do ano anterior. Em Fortaleza, a queda nas ocorrências desse tipo de crime foi de 24,2%.




“Esses resultados sinalizam o caminho correto de fortalecer as Forças de Segurança, utilizando a Inteligência. É justiça para que as pessoas que trabalharam para comprar os celulares recebam os aparelhos de volta”, afirmou Elmano de Freitas.

Um dos aparelhos devolvidos nesta quarta-feira foi comprado em 2022 pela professora Rosiane Pereira de Freitas, de 54 anos, e dado de presente para uma sobrinha, que foi furtada durante um evento público no mesmo ano. Receber o aparelho foi um momento de muita alegria.




“São três coisas muito importantes nesse processo. Primeiro, quem devolveu o celular teve conscientização. Segundo, nós, que pagamos por um patrimônio e estamos felizes por recebê-lo. E o terceiro, que eu acho muito importante, a polícia não precisou usar a força. Quanto mais tecnologia para ajudar a polícia através de investigação, menos eles terão que usar a força”, avaliou.

O celular do porteiro George dos Santos, 41, foi levado durante assalto na Capital enquanto esperava o ônibus a fim de voltar para casa, em Pacatuba. Ele não acreditava que pudesse recuperar o aparelho comprado com muito esforço.



“Eu joguei a caixa e a nota fiscal fora, porque não tinha esperança. Esse trabalho [das polícias] é muito importante, temos que valorizar”, disse.