O deputado estadual Salmito Filho registrou, nesta terça-feira (8/10), na tribuna da Assembleia Legislativa, a concessão do Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC) ao empresário cearense Roberto Proença de Macedo. A homenagem foi aprovada na noite anterior pelo Conselho Universitário da instituição.
“Venho a esta tribuna com muita alegria e esperança registrar mais um gesto importantíssimo da Universidade Federal do Ceará, liderada pelo reitor Custódio e por toda a alta administração. Ontem, o Conselho Universitário aprovou a concessão do Título de Doutor Honoris Causa ao senhor Roberto Proença de Macedo”, afirmou o deputado.
Salmito destacou a relevância da homenagem e o papel de Roberto Proença de Macedo no desenvolvimento econômico do Ceará. “Quero parabenizar o reitor, o professor Custódio de Almeida, todos os conselheiros e conselheiras que aprovaram o título e, principalmente, o homenageado, um grande cearense que tem uma história em Fortaleza, no estado do Ceará e no Brasil à frente do Grupo J. Macêdo, junto com sua família e seu irmão Amarílio Proença de Macedo”, declarou.
O parlamentar lembrou que, durante sua gestão à frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado, o grupo realizou um investimento de R$ 500 milhões na instalação de uma indústria de massas no município de Horizonte. “Quem passa pela rodovia pode ver que a obra já está muito avançada e que, em breve, será inaugurada mais uma indústria que vai gerar emprego, renda e oportunidades para o povo cearense”, disse.
Salmito aproveitou para ressaltar o papel estratégico das universidades públicas no fortalecimento da economia e da inovação. “As nossas universidades são mais do que importantes, elas são estratégicas para gerar e produzir mais ciência e tecnologia, conectando as empresas cearenses ao conhecimento acadêmico, o que aumenta a competitividade e impulsiona o desenvolvimento do estado”, afirmou.
O deputado finalizou destacando o simbolismo do reconhecimento. “A Universidade Federal do Ceará, ao conceder esse título, não apenas homenageia um grande empresário e líder classista, ex-presidente da FIEC, mas também reafirma, por meio do voto do reitor Custódio, a importância da relação entre a universidade e o setor produtivo. Quem ganha é a sociedade, é o interesse público”, concluiu.