Quando as portas de uma escola se abrem, novos caminhos se desenham, marcando o início de um futuro construído com conhecimento, cidadania e esperança. É nesse cenário que Marcos Venício, aluno da 2ª série do Ensino Médio, se sente vitorioso ao presenciar a entrega da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Raimundo Gomes de Carvalho, no bairro Autran Nunes, em Fortaleza.
Antes funcionando em um prédio alugado, a instituição agora tem sede própria, inaugurada nesta segunda-feira (6), com a presença do governador Elmano de Freitas. O espaço conta com 675 estudantes matriculados, distribuídos nos três turnos: manhã, tarde e noite.
Marcos Venício é um deles e destaca que a nova estrutura representa um avanço importante para o aprendizado. “A gente saiu de uma escola sem estrutura adequada para atender todos os estudantes. A nova sede mudou em muitos aspectos. O tamanho é incomparável ao do antigo prédio. E acredito que, sim, vai contribuir muito para o nosso aprendizado”, afirmou o morador do bairro, que sonha com um futuro no ramo da Tecnologia da Informação (TI).
O investimento do Governo do Ceará – por meio da Secretaria da Educação (Seduc) -, foi de R$ 9,3 milhões. A nova escola possui três pavimentos e uma ampla estrutura que inclui 12 salas de aula, laboratórios de informática e multidisciplinares, biblioteca, pátio e quadra poliesportiva cobertos, além de auditório, áreas de convivência com bancos e jardineiras e salas destinadas à secretaria, coordenação, professores e diretoria.
Jennifer Nascimento, aluna da 3ª série do Ensino Médio, destaca as melhorias trazidas pela nova estrutura. “O laboratório [da escola anterior] quase não era utilizado, porque o espaço era pequeno e não comportava toda a turma. A quadra também era muito reduzida. Tinha até uma piscina, mas a gente não usava. Aqui é diferente: a quadra é ampla, cabe todo mundo e permite que a gente tenha aulas de Educação Física bem mais práticas. Melhorou 100%”, avaliou.
De acordo com a secretária da Educação, Eliane Estrela, a entrega da nova escola representa um sonho realizado para a comunidade do Autran Nunes. “Eu quero agradecer a cada estudante que acredita na escola pública e participa ativamente das atividades da escola. Hoje, estamos entregando um sonho antigo da comunidade. Nós temos um time forte, aguerrido, que colabora com esses sonhos”, destacou a titular da Seduc


