quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Tauá anuncia mutirão de cirurgias eletivas e novos serviços de saúde

 

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), anunciou a realização de centenas de cirurgias eletivas no município, localizado na região dos Inhamuns. Os procedimentos, que abrangem diversas especialidades médicas, começarão ainda neste mês e terão como prioridade os pacientes cadastrados previamente na Central de Regulação.


As intervenções acontecerão no Hospital Doutor Alberto Feitosa Lima. Entre elas, estão 622 cirurgias oftalmológicas, sendo 511 de catarata e 111 de pterígio, conhecido popularmente como “carne no olho”. Também estão previstos 40 procedimentos urológicos, incluindo remoção de cálculo renal, de tumores nos rins e na próstata, além de ressecção transuretral (RTU), técnica endoscópica que elimina tecido anormal pela uretra sem necessidade de cortes externos.


ORTOPEDIA


A programação contempla ainda 50 cirurgias ortopédicas de alta complexidade, como artroplastia de quadril e joelho, além de procedimentos em ombro, cotovelo e punho. Pelas redes sociais, Patrícia Aguiar, acompanhada da secretária da Saúde, Sayonara Cidade, destacou que muitos moradores aguardavam esses atendimentos há anos. Segundo ela, haverá uma redução expressiva na fila de espera.


A prefeita ressaltou que as cirurgias só foram possíveis por meio da parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesa).


SAÚDE BUCAL


Nesta semana, a Prefeitura de Tauá entregou uma nova Unidade Odontológica Móvel para reforçar a Rede Municipal de Saúde. O veículo conta com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador e outros equipamentos essenciais para garantir um atendimento ágil e humanizado.


De acordo com Patrícia Aguiar, a iniciativa também resulta de parceria entre os governos Federal e Estadual, ampliando a cobertura odontológica em todas as regiões. O município foi contemplado com a estrutura moderna, que permitirá levar serviços de saúde bucal às comunidades mais distantes e de difícil acesso.