quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Bancada cearense pede presença da Força Nacional em Santa Quitéria-CE para garantir segurança eleitoral

A Bancada Federal do Ceará encaminhou ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitando a intervenção da Força Nacional em Santa Quitéria (CE). O documento, assinado pelo coordenador Domingos Neto (PSD/CE), pelo vice-coordenador Luiz Gastão (PSD/CE) e pelo senador Cid Gomes (PSB/CE), destaca a necessidade de reforço na segurança diante do ambiente de instabilidade política e criminal no município.

A medida foi motivada pela cassação do mandato do ex-prefeito José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB), por abuso de poder político e econômico, com comprovação de vínculos com o crime organizado. Preso desde janeiro, ele teria utilizado integrantes do Comando Vermelho para intimidar eleitores e manipular o pleito de 2024, resultando em uma eleição contaminada por ameaças e coação.


Com a decisão do TRE-CE, confirmada pelo TSE, foi convocada eleição suplementar para 26 de outubro. O receio é que a influência criminosa volte a interferir no processo, já que o município ainda enfrenta forte pressão de facções, além da tentativa de sucessão política pela família Barroso, cujo líder interino é o atual presidente da Câmara de Vereadores, Joel Barroso.


Segundo o deputado Luiz Gastão, a solicitação busca assegurar um processo democrático limpo e protegido. “Não podemos permitir que o crime organizado volte a decidir os rumos de uma cidade pela força do medo, da coação . A Força Nacional precisa garantir que cada cidadão de Santa Quitéria possa votar com liberdade e segurança, sem intimidação”, estranhasse que mesmo com a comprovação da justiça ainda existam partidos que concedem legendas e permitam que essa prática perdure no Município afirmou.


Diante da tensão crescente e do histórico de violência, os parlamentares afirmam que a presença da Força Nacional é essencial para proteger eleitores e os candidatos e garantir a legitimidade do processo democrático.