Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) estiveram na manhã da segunda-feira (22/09) na Embaixada da Palestina, em Brasília, em um gesto de solidariedade ao povo palestino e de apoio especial a jornalistas que enfrentam condições extremas de trabalho diante da violência e da ocupação.
A delegação foi recebida pelo embaixador Ibrahim Alzeben, que destacou a importância do encontro e o classificou como um marco histórico para a construção de um canal permanente de diálogo entre a embaixada e as entidades de jornalistas.
Na reunião, foram propostas ações de cooperação, como a criação de um canal de difusão de informações sobre a Palestina e a realização de um webinário com a participação de jornalistas brasileiros, o embaixador e representantes da União de Jornalistas Palestinos.
Para a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, o encontro reafirma um compromisso político e profissional. Esse encontro é um gesto de solidariedade e também de compromisso. Estamos reafirmando a importância da luta do povo palestino e, ao mesmo tempo, criando caminhos concretos para fortalecer a troca de informações e a parceria com jornalistas que enfrentam diariamente situações de extrema violência e restrição à liberdade de imprensa.”
O coordenador-geral do SJPDF, Pedro Rafael Vilela, ressaltou a relevância da aproximação para ampliar o acesso a informações de qualidade. É essencial criar e expandir redes de contato entre jornalistas e fontes palestinas para que as informações sobre o que se passa no território sejam mais fidedignas e abordem a visão do povo que sofre a opressão colonial de outro Estado.”
Também participaram do encontro o vice-presidente da FENAJ, Moacy Neves, a secretária administrativa da Federação e diretora do SJPDF, Renata Maffezoli, e a fotógrafa Eline Luz, responsável pelo registro das imagens.