
Reafirmando o compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida da população, a Prefeitura do Crato apresentou, nesta quarta-feira (17), durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), a proposta de elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana.
A iniciativa tem como objetivo organizar e planejar o plantio de árvores nas áreas urbanas de forma estratégica, garantindo benefícios ambientais, sociais e econômicos, além de prevenir problemas como interferência em redes elétricas, danos à infraestrutura e perda de biodiversidade.
A apresentação foi realizada pelo professor João Calixto, da Universidade Regional do Cariri (URCA), parceira do município na construção do plano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima. O projeto contará ainda com a participação de professores e estudantes da URCA e o apoio do Viveiro Municipal, referência na produção de mudas no interior do Ceará.
O plano será desenvolvido em cinco etapas: capacitação técnica, inventário arbóreo, programa de educação ambiental, consulta pública e envio de minuta de lei à Câmara Municipal. Os levantamentos técnicos já terão início na próxima segunda-feira (22), com a medição de árvores na região central da cidade.
Com essa ação, a gestão municipal reforça seu compromisso em construir um Crato mais verde, sustentável e preparado para o futuro.