O governador Elmano de Freitas participou, nessa quarta-feira (17), da Mesa Institucional de Governadores e Governadoras do Nordeste, durante a COP Nordeste, sediada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Na ocasião, os governadores da região apresentaram o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica entre o Consórcio Nordeste e a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) e anunciaram uma chamada pública para industrialização, reforçando o compromisso da região com o meio ambiente, a transformação ecológica e o desenvolvimento.
Além do governador Elmano de Freitas, também participaram da mesa institucional os governadores do Piauí, Rafael Fonteles, que também é o atual presidente do Consórcio Nordeste; da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa; a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre; e outras autoridades.
Com o Ceará se destacando na produção de energia renovável e detendo a vanguarda da produção de Hidrogênio Verde (H2V) na América Latina, Elmano ressaltou o compromisso do estado com a transformação ecológica sustentável.
“É uma alegria muito grande estar aqui com o Consórcio Nordeste, na COP Nordeste, onde estamos nos preparando para a COP 30, em Belém. Aqui tivemos discussões muito importantes sobre o nosso bioma, que é único no mundo, a caatinga. Falamos sobre as iniciativas que precisamos fazer, e entendemos que temos unidade no Nordeste para o novo desenvolvimento da nossa região, que envolve transição energética com justiça social e uma nova indústria que queremos construir”, afirmou o governador.