quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Nordeste firma compromisso global de transição energética: governadores assinam carta da Global Renewables Alliance


Objetivo central é triplicar capacidade global de geração de energia renováveis até 2030


O Consórcio do Nordeste, que reúne juridicamente, politicamente e economicamente os nove estados da região, assinou uma declaração conjunta com a Global Renewables Alliance (GRA), em apoio à meta global 3x Renováveis (3xRE) – iniciativa que prevê triplicar até 2030 a capacidade instalada de geração de energia por fontes renováveis, como solar fotovoltaica, eólica, hidrelétrica e biomassa.


A assinatura ocorreu em Fortaleza (CE), durante encontro com autoridades climáticas, governamentais e especialistas em energia para discutir transição energética e justiça climática, além de alinhar demandas regionais para a COP30, em Belém.


A Global Renewables Alliance esteve representada por Natália Oliveira, Regional Lead for Latin America, que ressaltou o protagonismo da região e a importância da integração entre políticas públicas e inovação tecnológica. 


“O Nordeste mostra ao mundo como redes inteligentes, armazenamento e tecnologias de energia limpa transformam potencial renovável em prosperidade. Este compromisso vincula a meta global de triplicar as renováveis (3xRE) à geração de empregos qualificados e à segurança energética, reforçando a liderança que o Brasil pode oferecer rumo à COP30”, destacou.


O compromisso assumido pelo Consórcio do Nordeste ganha peso especial por ocorrer após os resultados da COP28, em Dubai, onde a meta 3xRE foi estabelecida como uma das prioridades globais. Além disso, o fato de a região integrar esse objetivo em sua agenda política, econômica e ambiental reforça sua  vocação de liderança na transição enérgica, como salientou o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles.