Com o tema "Fortaleza de todas as lutas", o evento ocorrerá neste sábado (13), no Iate Plaza Hotel (Av Beira-Mar, 4753), reunindo 250 delegadas e delegados eleitos no PED 2025. A atividade contará com a participação do Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de convidados, parlamentares, representantes do executivo e observadores credenciados.
O encontro municipal segue as ações realizadas pelo Partido, desde o início de agosto, em âmbito nacional e estadual, e tem por objetivo discutir e aprovar a tese política que orientará a direção e a militância partidária no próximo período, que inclui a atuação do partido nas eleições de 2026, além de dar posse ao novo diretório e ao presidente eleito, o ex-deputado Antônio Carlos de Freitas.
A atividade marca ainda o encerramento do mandato do atual presidente, o deputado Guilherme Sampaio, e da Executiva Municipal.
Gestão de Guilherme Sampaio
Segundo Guilherme, o ciclo que se encerra foi amplamente vitorioso, com o retorno do partido à prefeitura da capital, a partir da eleição de Evandro Leitão, e a duplicação da bancada na Câmara Municipal, que agora é paritária.
Para o presidente eleito, Antônio Carlos, a expectativa é a melhor possível. "Um PT unido para enfrentar os desafios da conjuntura, derrotar o fascismo nas ruas, nas urnas, defendendo os nossos projetos, nossos governos e fortalecendo nossos laços históricos com a classe trabalhadora, com todos os movimentos sociais, com todos os movimentos que lutam por igualdade, por justiça, contra o preconceito, contra a discriminação. Enfim, um PT que está sempre na luta da nossa gente por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Daremos continuidade ao trabalho do nosso presidente Guilherme, do diretório anterior, que conseguiu retomar o PT à Prefeitura de Fortaleza e avançar cada vez mais na Consolidação do partido em nossa capital”, destacou o presidente eleito.
Resultado da Eleição do PED 2025 Fortaleza
As eleições internas do Partido dos Trabalhadores ocorreram em 6 de julho de 2025, em todo o Brasil. Em Fortaleza, contou com a participação recorde de 8633 filiados, que votaram em 3 candidatos a presidente e 4 chapas que concorriam ao diretório municipal. Além de Antônio Carlos, concorreram à presidência do partido em Fortaleza a vereadora Mari Lacerda e o professor Eudes Bayma.
O processo de Eleição Direta (PED) define os novos presidentes municipais, estaduais e nacional da sigla, além de montar os diretórios, reafirmando os ideais democráticos e a participação direta da militância na construção de um projeto para enfrentar e derrotar a extrema-direita nas eleições de 2026 em Fortaleza e em todo o país.