O deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB-CE) está na China, representando o Brasil junto com delegação de parlamentares da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) no "2025 Legislators Forum for Friend Exchanges", evento realizado pela Associação do Povo Chinês para a Amizade com Países Estrangeiros - Chinese People’s Association for Friendship with Foreign Countries (CPAFFC).
A comitiva brasileira é composta pela presidente da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), pelo tesoureiro-geral, deputado Sérgio Aguiar (PSB-CE), e pelo deputado Luciano Pimentel (PP-AL).
A programação em Pequim contou com uma visita à Cidade Proibida, patrimônio histórico e cultural da humanidade, que ofereceu aos parlamentares um mergulho no simbolismo da tradição milenar chinesa. Em seguida, a delegação foi recebida na Assembleia Popular Nacional (APN), o maior órgão legislativo do mundo, onde tiveram encontro com o presidente Mr. Zhao Leji.
Junto a outros 58 parlamentares de 45 países, os unaleanos participaram de uma reunião em que foram debatidos temas como o fortalecimento do multilateralismo e do papel da ONU, a necessidade de reforçar a Organização Mundial do Comércio, a ampliação da cooperação internacional em infraestrutura, a defesa da soberania nacional dos países e o estímulo a práticas modernas de comércio.
Os parlamentares assistiram ainda a apresentações artísticas e tiveram contato com manifestações culturais reconhecidas como heranças imateriais da humanidade, reforçando a dimensão simbólica e diplomática do encontro.
Sérgio Aguiar reforça que o multilateralismo precisa ser traduzido em ações concretas:
“É essencial fortalecer organismos como a ONU e a OMC, mas também avançar em práticas modernas de comércio que permitam maior equilíbrio nas relações econômicas internacionais”.