A rotina que se inicia na madrugada, não impediu que representantes, homens e mulheres dos produtores de leite amanhecessem no sábado, 30/8, em frente a sede industrial da Alvoar Lácteos, no município de Morada Nova.
Articulado por lideranças do setor no Sertão Central e Vale do Jaguaribe, onde a atividade é a principal base econômica, o movimento ganhou força e atraiu a adesão de produtores de todo o estado.
De acordo com as lideranças do movimento, a escolha do local se deu pelo fato da Alvoar ser detentora da 50% da compra do leite e lidera o setor no Ceará, ensejando a regulação do mercado e o estabelecimento do preço.
Os produtures querem negociar. No ano de 2025, a redução no preço do litro do leite soma 0.30 centavos por litro. Eles alegam que não houve redução na ponta para o consumidor final. “a falta de um indexador de preço, e a entrada ilegal de leite de outros estados, estão entre os principais pontos da nossa pauta”, reclamam.
A manifestação foi pacífica e mostrou a posição dos produtores. “o produtor de leite do Ceará não luta contra empresas ou pessoas, a luta é para que a classe possa seguir produzindo com dignidade". Ex-prefeito micaram.
Ficou deliberado que o próximo passo será a realização de uma audiência pública na assembleia legislativa, iniciativa esta assegurada pelo deputado estadual Felipe Mota, presente no evento juntamente com o presidente da FAEC, Hamilcar Silveira e o deoutado De Assis Diniz.