segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Leo Couto empossa novos servidores da Câmara de Fortaleza


O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto (PSB), realiza, nesta segunda-feira (1º/09), às 15h, cerimônia de posse dos novos servidores efetivos da Casa, que foram aprovados no concurso de edital n° 1, de 27 de dezembro de 2023.


Ao todos, 12 dos 39 convocados em abril estão aptos a tomarem posse na segunda. Dentre eles, estão: analista de gestão de pessoas, analistas de informática, analista de comunicação, pedagogos e consultores legislativos.


Os atos de nomeação foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) de Fortaleza, no dia 8 de agosto.

Evandro e a herança maldita


Ao lançar a campanha pelo fim da fila do eletrocardiograma, o prefeito Evandro Leitão fez uma revelação estarrecedora: “Fortaleza tem 314 mil pessoas aguardando eletrocardiogramas numa fila que está aí há anos”. Vergonhoso. Uma herança maldita deixada pela gestão anterior.

95% aprovaram a Expocrato


O público que participou da Expocrato avaliou positivamente a festa comandada pelo deputado federal Yury do Paredão. Cerca de 95% aprovaram o modelo do evento, que garantiu acesso gratuito e até transporte para a população. O Governo do Estado, apoiador do evento, também foi bem avaliado: 80% de aprovação. Simples, Yury não muda o jeito de ser: apenas agradeceu ao público.

Mundo acompanhará julgamento de Bolsonaro


A primeira turma do STF inicia nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus do núcleo 1 da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022. É a primeira vez na história que um ex-presidente é julgado pela acusação de tentar se manter no poder por meio de um golpe. O julgamento é visto como fortalecimento da democracia.

Simão Pedro comanda festa de Orós


O deputado Simão Pedro, que governou Orós por dois mandatos e elegeu seus sucessores, esteve no Palácio da Abolição convidando o chefe da Casa Civil para a grande festa de aniversário do município, que encerra nesta segunda-feira (1º). A prefeita Tereza Cristina Alves Pequeno o acompanhou. Juntos, trabalham em projeto para criar fluxo turístico em Orós e região.

Elmano quer linhas de alta tensão em todo o Ceará


O governador Elmano de Freitas recebe nesta segunda-feira (1º) o presidente global da Enel, Flavio Cattaneo, em Fortaleza. A pauta não foi divulgada, mas, pelo discurso do governador, será sobre a possibilidade de triplicar as linhas de alta tensão no Estado, garantindo energia para o agronegócio, agricultura familiar e empresas que chegam ao Ceará.


A visita é estratégica. O Estado busca compensar perdas com o pacote tarifário imposto pelo governo dos Estados Unidos. Flavio Cattaneo, CEO global da Enel, vem ao Ceará apenas para a reunião com Elmano. Já esteve também com o presidente Lula e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, onde a Enel é distribuidora.

Guimarães comemora início da obra do Rio Grangeiro


O deputado José Guimarães, pré-candidato ao Senado, comemorou o início da obra que promete resolver de vez as inundações causadas pelo Rio Granjeiro, que, no inverno, transborda e invade centenas de casas no Crato. A obra, orçada em R$ 100 milhões, será bancada com recursos do PAC. “O dinheiro que conseguimos com o presidente Lula vai mudar a vida de milhares de pessoas. Comemoro esse trabalho que faço em Brasília pelo Ceará”, afirmou Guimarães.

Ao lado de Wagner, Ciro estará sem a família


Os irmãos de Ciro Gomes já decidiram: seguirão firmes, distantes da ideia de aliança com a direita do União Brasil, liderada no Ceará por Capitão Wagner. O senador Cid Gomes já havia sido claro: “Não me imagino ao lado dele (Wagner, que sempre os atacou) e do outro (André Fernandes)”. Ciro vem sendo estimulado a entrar na disputa, mas insiste que seu candidato é o ex-prefeito Roberto Cláudio.

Na campanha ao governo, geralmente o prefeito e seu adversário votam no mesmo candidato


A compreensão sobre a política muitas vezes exige explicação para conectar o eleitor ao jogo político. Um dos momentos importantes do processo de escolha do governador do Estado é entender como se constroem os apoios.


Nos municípios, a disputa municipal polariza situação e oposição, que trocam acusações e brigam por cada voto. Já na eleição para governador, quase todos no Ceará — e em outros estados — se unem em torno do mesmo candidato. É natural separar a eleição municipal da estadual.


Negar esse movimento é não compreender a política. O candidato favorito é sempre o mais beneficiado. É o caso de um governador ou presidente que busca a reeleição.


O Brasil já registrou derrotas nesse cenário: no Ceará, o governador Lúcio Alcântara perdeu para Cid Gomes; e, em 2022, o presidente Jair Bolsonaro perdeu a reeleição para Lula.


A liderança de um prefeito tem peso decisivo na eleição majoritária. Ele influencia diretamente seu município, conduzindo interesses da população. O peso político do gestor e dos vereadores se soma e a comunidade, naturalmente, acompanha a orientação dos líderes locais.

Manifestação contra redução no preço do leite reúne produtores de todas às regiões do Ceará



A rotina que se inicia na madrugada, não impediu que representantes, homens e mulheres dos produtores de leite amanhecessem no sábado, 30/8, em frente a sede industrial da Alvoar Lácteos, no município de Morada Nova.


Articulado por lideranças do setor no Sertão Central e Vale do Jaguaribe, onde a atividade é a principal base econômica, o movimento ganhou força e atraiu a adesão de produtores de todo o estado.



De acordo com as lideranças do movimento, a escolha do local se deu pelo fato da Alvoar ser detentora da 50% da compra do leite e lidera o setor no Ceará, ensejando a regulação do mercado e o estabelecimento do preço. 


Os produtures querem negociar. No ano de 2025, a redução no preço do litro do leite soma 0.30 centavos por litro. Eles alegam que não houve redução na ponta para o consumidor final. “a falta de um indexador de preço, e a entrada ilegal de leite de outros estados, estão entre os principais pontos da nossa pauta”, reclamam. 


A manifestação foi pacífica e mostrou a posição dos produtores. “o produtor de leite do Ceará não luta contra empresas ou pessoas, a luta é para que a classe possa seguir produzindo com dignidade". Ex-prefeito micaram. 


Ficou deliberado que o próximo passo será a realização de uma audiência pública na assembleia legislativa, iniciativa esta assegurada pelo deputado estadual Felipe Mota, presente no evento juntamente com o presidente da FAEC, Hamilcar Silveira e o deoutado De Assis Diniz.

Chico Rocha está sendo velado na funerária Alvorada


O cinegrafista esportivo Chico Rocha morreu na tarde deste domingo 31/8.


Seu corpo será velado até 15h na funerária Alvorada, na Rua Senador Pompeu, 2080.


Chico Rocha teve uma carreira brilhante no rádio esportivo e manteve por mais de 50 anos uma importante liderança na comunicação cearense. 


Foi pelas mãos de Chico Rocha que iniciei minha trajetória na imprensa. Sua ética, carisma e profundo respeito aos amigos, colegas e profissionais o marcaram. 


Deus e  São Francisco cuidarão dele!