terça-feira, 30 de setembro de 2025

Empresa cearense lança saco de lixo sustentável produzido com matéria-prima 100% reciclada


A Mundo Limpo Reciclados, com sede em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, apresenta ao mercado o lançamento do saco de lixo sustentável produzido integralmente com matéria-prima reciclada. O diferencial é que o material de origem vem de resíduos de plásticos gerados pelos  clientes atendidos pela Mundo Limpo, referência em gerenciamento de resíduos da indústria. A iniciativa coloca em prática o conceito de economia circular ao reintegrar resíduos à cadeia produtiva, transformando-os em novos produtos em vez de descartá-los.  


Segundo a diretora executiva da Mundo Limpo Maria Helena Botelho, a meta é  converter 600 toneladas de descartes em sacos de lixo sustentáveis, até o fim de 2025, reduzindo a extração de recursos naturais e mitigando os impactos ambientais. “Além de dar destinação correta aos resíduos, nossos clientes estimulam a cadeia da reciclagem comprando o saco de lixo sustentável.”, explica.  


O projeto representa um avanço no setor de plásticos e embalagens, ao priorizar o reaproveitamento de resíduos que poderiam ter como destino os aterros sanitários. De acordo com a empresa, a produção de saco de lixo sustentável faz parte do compromisso de fortalecer a reciclagem de plásticos na indústria do Ceará e incentivar a economia circular no setor. 


“A principal vantagem é aplicar a economia circular na prática”, afirma Maria Helena Botelho. Ela explica que “os sacos plásticos sustentáveis desenvolvidos pela empresa evitam o uso de novos recursos naturais e reduzem o impacto ambiental causado pelo acúmulo de lixo em aterros e pela poluição dos oceanos. Sacolas plásticas comuns podem levar séculos para se decompor, liberando micro partículas que contaminam rios e mares, afetando animais marinhos e a saúde humana.”, alerta Maria Helena Botelho. 


*Consumidor deve priorizar embalagens recicladas para reduzir impacto ambiental*

Nas vitrines e prateleiras dos supermercados, os consumidores se deparam diariamente com uma escolha que parece simples, mas que faz toda a diferença para o meio ambiente: optar entre embalagens recicláveis ou  recicladas. A semelhança dos termos gera dúvida, mas a decisão de compra pode ser determinante para fortalecer a economia circular e reduzir a extração de recursos naturais, preservando assim a natureza.


“A embalagem reciclável é aquela produzida com matéria-prima retirada de recursos naturais e que poderá ser reciclada, dependendo do descarte correto. Já a embalagem reciclada é aquela produzida com matéria-prima originária  da indústria da reciclagem, ou seja, que já passou pelo processo de reciclagem. O consumidor, então, deve sempre priorizar embalagens recicladas para fechar o ciclo da economia circular. Essa escolha incentiva a indústria a usar mais matéria-prima reaproveitada, diminui o volume de resíduos enviados a aterros e reduz a pressão sobre recursos naturais, como água, petróleo, energia, além de  diminuir a emissão de gás carbônico.”, alerta Maria Helena.


A gestora ainda explica que o consumidor tem um papel decisivo nesse processo. Quando ele opta por comprar um produto em embalagem reciclada, está dando um recado importante às marcas: “existe um grande potencial de mercado para as embalagens sustentáveis. A compra consciente se transforma numa poderosa ferramenta de mudança.”, encerra Maria Helena.


*Mundo Limpo Reciclados*

Certificada pela norma ISO 14.001, a empresa Mundo Limpo Reciclados é especializada na coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos recicláveis. Referência no mercado, a empresa tem como missão promover a sustentabilidade e a economia circular através de projetos socioambientais que visam otimizar o gerenciamento  de resíduos industriais e reaproveitar materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.