O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quinta-feira (31), a ordem de serviço para pavimentação da CE-473, em Milhã, no Sertão Central. O município é o maior produtor proporcional de leite do Ceará - em números absolutos, Quixeramobim desponta como o principal. Os produtores de Milhã chegam a produzir 120 litros ao dia, necessitando de uma infraestrutura eficiência para que o produto seja escoado.
O trecho que ganhará a pavimentação, com entrega prevista para janeiro, liga o distrito de Carnaubinha ao entroncamento com a BR-226, na sede de Milhã. Demanda antiga da população, a obra fortalece a distribuição do produto e promete alavancar o desenvolvimento econômico do município.
O evento de assinatura foi realizado no próprio distrito de Carnaubinha, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT). "2025 foi o último inverno que tivemos com estrada de terra. A partir de 2026, a realidade vai ser outra", destacou.
"Meu pai era produtor de banana e eu sei como é ter uma estrada ruim".
Também participadam do momento lideranças políticas, moradores da região e autoridades locais. O prefeito Alan Macêdo (PSB) celebrou, em tom emocionado, o momento.
"É um dos momentos mais importantes da história de Milhã", disse. "Nosso município é o maior produtor, proporciolmente, de leite do Estado do Ceará. São 120 mil litros de leite por dia. Essa é a região com maior produção de leite."
A iniciativa integra o pacote de investimentos do Executivo voltado à infraestrutura rodoviária, que visa conectar melhor os municípios cearenses com vias mais modernas.
Na oportunidade, o governador também destacou outras intervenções estaduais na região, como a chegada de água tratada por meio do projeto Malha D'água. Segundo ele, a entregue ocorrerá "em breve" e a população terá acesso à "melhor água tratada do mundo", que usa tecnologia de ponta importada por meio da Cagece.