sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Governador Elmano de Freitas faz pronunciamento sobre impacto do “tarifaço” dos EUA

 

O governador Elmano de Freitas realizou, nesta quinta-feira (31), pronunciamento sobre o impacto à economia cearense diante do tarifaço de 50% imposto ao país pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No vídeo, o chefe do Executivo estadual enfatizou que as ações serão realizadas em parceria com o Governo Federal, por meio de tratativas envolvendo o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com quem ele se reunirá amanhã, em Brasília; além do setor produtivo do Ceará e o secretariado estadual.


“Neste momento difícil, estou ao lado das nossas empresas e dos nossos produtores, do maior ao mais humilde, para minimizar os impactos nos seus negócios e para que os empregos dos cearenses sejam preservados”, frisa Elmano de Freitas, que considera um absurdo e injustificável o aumento das tarifas impostas pelo governo americano.



Nesta quinta-feira, o governador se reuniu com a Casa Civil, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para discutir as primeiras medidas. Entre elas estão a determinação para encontros individuais, ainda nesta data, com os setores mais atingidos, como o de pescados, castanha de caju, água de coco, cera, couros e calçados. “Queremos ouvir um a um, e compartilharmos cada decisão”, disse.

O governador também informou que mantêm contato com as superintendências da Receita Federal e do Ibama no Ceará, bem como do Porto do Mucuripe, para uma união de forças que possibilite agilidade no desembaraço do envio de mercadorias para os EUA, antes do início da cobrança das novas tarifas, previstas para o próximo dia 6. As tratativas pelo fortalecimento de novos mercados será outra frente de atuação que Elmano se dedicará, reunindo-se com o Consulado da China.

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que nossos produtores e nossa economia não sofram tantas consequências”, assegurou.