sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Prefeitura de Fortaleza inicia audiências públicas para revisão do Plano Diretor


A Prefeitura de Fortaleza inicia neste sábado (2/8) o processo de discussão pública para a revisão do Plano Diretor Participativo e Sustentável de Fortaleza. Serão realizados dois ciclos de encontros, totalizando oito audiências públicas entre agosto e outubro. Todas as reuniões serão abertas ao público e acontecerão sempre aos sábados, a partir das 8h30, na Academia do Professor (Rua Dona Leopoldina, 907 - Centro). 


O objetivo das audiências é coletar contribuições da população e de especialistas para a atualização das diretrizes que vão orientar o desenvolvimento urbano da capital nos próximos anos.


O primeiro ciclo, que ocorrerá em agosto, focará nos ajustes técnicos do zoneamento, incluindo a delimitação de áreas de risco, a revisão de zonas ambientais e das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), ajustes das áreas de patrimônio e a compatibilização com o Plano de Acessibilidade Sustentável (mobilidade).


O segundo ciclo, previsto para setembro e outubro, debaterá parâmetros e instrumentos urbanísticos do Plano Diretor. Ou seja, as regras de ocupação do território de Fortaleza. Entre os temas em pauta estão o zoneamento consolidado, parâmetros e instrumentos urbanísticos por zona, governança, sistemas urbanos e indicadores.


As audiências serão realizadas em datas específicas para cada tema, garantindo discussões aprofundada sobre os diferentes aspectos do planejamento urbano.


Todas as reuniões serão abertas ao público, e as informações sobre locais e horários estão disponíveis no site oficial do Plano Diretor.


*Calendário das audiências públicas para revisão do Plano Diretor*


Sempre aos sábados, a partir das 8h30, na Academia do Professor (Rua Dona Leopoldina, 907 - Centro)


1° Ciclo de Audiências


Data: 2/8

Tema: Áreas de riscos


Data: 9/8 

Tema: Ambiente Natural


Data: 23/8

Tema: Ambiente Construído (zeis, habitação, zonas urbanas)


Data: 30/8

Tema: Centralidades (patrimônio, polos e eixos)


2° Ciclo de Audiências


Data: 13/9 

Tema: Macrozona do Ambiente Natural


Data: 20/9 

Tema: Macrozona do Ambiente Construído


Data: 27/9 

Tema: Macrozona de Centralidades


Data: 4/10 

Tema: Governanças, Sistemas e Indicadores