O prefeito Evandro Leitão entregou, nesta quinta-feira (31/7), 66 leitos para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF). A ampliação contempla a reforma de 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 36 leitos para a ala de enfermaria. A reestruturação do hospital é fruto da articulação entre a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Ceará e o Governo Federal. As obras contaram com um investimento de R$ 9,8 milhões.
Os novos leitos seguem as normas sanitárias mais recentes e estão equipados com aparelhos modernos. No setor de UTI, esta é a maior intervenção já realizada desde a inauguração do hospital, na década de 1990.
Durante a solenidade, o prefeito relembrou a situação a qual recebeu o IJF e destacou os avanços obtidos desde o início da gestão.
“Aqui no IJF, estamos ampliando em 50% a nossa capacidade de internação na UTI. Tínhamos, até então, 60 leitos de UTI, e agora passamos para 90. Além disso, estamos entregando mais 36 leitos de enfermaria. A situação dos medicamentos também foi normalizada. Quando assumimos, a cobertura era de apenas 20%; hoje, contamos com mais de 90% de oferta, resultado direto do trabalho das nossas equipes e das parcerias firmadas”, afirmou Evandro.
O prefeito também destacou a contratação de novos profissionais para reforçar a rede municipal de saúde. Mais de mil profissionais deverão ser integrados como parte do programa Saúde que Cuida.
“Nós vamos convocar 82 aprovados no último concurso para o IJF. Também vamos convocar 411 aprovados no concurso da Fagifor, além de 260 profissionais aprovados na Raps, que irão reforçar a nossa rede de saúde mental. Com essas ações, ampliaremos em mais de mil o número de profissionais de saúde, que serão distribuídos por toda a rede municipal", completou.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, elogiou o comprometimento da Prefeitura de Fortaleza na reestruturação da saúde e reforçou o apoio à gestão da Capital.
“Fica evidente o grande esforço do prefeito Evandro em qualificar o que é a maior preocupação do povo de Fortaleza: o serviço de saúde. Ele está aumentando em 50% o número de leitos de UTI para atender o nosso povo. Eu queria ressaltar que isto está sendo realizado por nós estarmos de mãos dadas. O governo do presidente Lula, o nosso governo do Estado, e o governo do prefeito Evandro Leitão, juntos para aumentar e melhorar o serviço de saúde de Fortaleza”.