terça-feira, 19 de agosto de 2025

Luiz Gastão defende incentivos para fortalecer turismo e eventos


O deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE), que também preside a Fecomércio Ceará, participou nesta segunda-feira (18/08) do Seminário Cetur – Eventos e Turismo no Ceará: Perspectivas, realizado no Senac Aldeota. O encontro reuniu especialistas e lideranças para debater tendências e desafios do setor.


No painel “Eventos e Turismo no Brasil e no Ceará”, Gastão destacou a relevância do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que foi fundamental para a sobrevivência de empresas durante a pandemia, mas já foi encerrado pela Receita Federal após atingir o limite de renúncia fiscal de R$ 15 bilhões. Ele defendeu a criação de novos mecanismos de apoio, especialmente para pequenos e médios empresários, e ressaltou que acompanha a tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 21/2025, que propõe um programa de recuperação fiscal voltado para MEIs e pequenas empresas.


Para o parlamentar, é essencial que os setores continuem recebendo apoio. “Eventos e turismo têm grande potencial de gerar emprego, atrair renda externa e impulsionar o desenvolvimento regional. No Ceará, esses segmentos movimentam a economia de ponta a ponta: fortalecem desde o pequeno empreendedor até as grandes cadeias produtivas. Por isso, precisamos garantir incentivos, novos investimentos e estratégias que ampliem a atração de eventos, a interiorização do turismo e a permanência do visitante por mais tempo em nosso Estado”, afirmou.