terça-feira, 19 de agosto de 2025

Governo do Ceará entrega primeira escola de tempo integral Quilombola


Sonho que nasceu de discussões debaixo de um cajueiro da comunidade, a primeira escola de ensino médio em tempo integral quilombola do Ceará se tornou realidade nesta segunda-feira (18), no distrito de Queimadas, em Horizonte. A inauguração da EEMTI Quilombola Antônia Ramalho da Silva contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; da secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela; do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; e outras autoridades.



A estudante da 3ª série do Ensino Médio, e que sonha em cursar Medicina na Unilab, Ariadny Santos falou com orgulho do novo espaço: “A nossa escola nasceu de um sonho. Antes, a gente dividia a escola com estudantes do ensino fundamental, mas agora temos o nosso espaço”. “Aqui temos o nosso espaço, aqui temos onde nos ligarmos com a nossa ancestralidade. Essa é uma vitória para a nossa comunidade”, complementou.



Filha da comunidade quilombola, Ariadny só tem mais um semestre na nova escola, mas acredita que ela fará uma diferença enorme na vida daqueles que estão na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, e daqueles que ainda estão por vir. “Ter uma escola com essa estrutura muda tudo, muda as nossas oportunidades e fortalece nossa conexão com nossa cultura”, enfatizou.



Elmano de Freitas destacou a importância da entrega, principalmente para o Estado que tem investido cada vez mais na educação. “Eu estou muito feliz de estar entregando a primeira escola de tempo integral em território quilombola. Estamos aqui para garantir aos jovens que aqui vão estudar uma escola de qualidade”.



Para além da qualidade, o governador destacou o diferencial da escola. “A escola de povo tradicional não é apenas uma escola de transmissão de conhecimento em Matemática, Português, Ciências, mas de transmissão de cultura”.