A temporada dos ventos se intensifica no Ceará durante os próximos dias. A previsão é de rajadas de até 60 quilômetros por hora, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O litoral e as áreas serranas devem ser as regiões mais afetadas no estado.
Entre os horários mais críticos, estão o final da manhã e o início da tarde. As condições são ideais para esportes náuticos já conhecidos no estado, como o Windsurf e o Kitesurf.
O meteorologista Lucas Fumagalli, da Funceme, explica o porquê do fenômeno ocorrer. “Isso acontece porque a Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema indutor de chuvas no estado, se afasta bastante em direção ao Hemisfério Norte e isso permite a entrada dos ventos alísios com mais força aqui no Estado do Ceará. Esses ventos em geral alcançam velocidades maiores do que 50 km por hora durante esta época do ano e são comuns em todas as macrorregiões do estado”, disse.
Cumbuco, Beberibe, Fortaleza, Jeri, Canoa Quebrada, Fflexeiras, Paracuru, Porto das Dunas e Itarema são destinos escolhidos por brasileiros e estrangeiros.
