Como se chega ao preço final do litro de leite? As narrativas são muitas. O produtor reclama que o valor pago pelas indústrias de laticínios está abaixo do desejado. Já os empresários do setor afirmam que o preço depende da qualidade, dos custos de armazenamento e do transporte.
Os prefeitos de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e de Milhã, Alan Macêdo, maiores produtores de leite do Ceará, buscam uma saída negociada para chegar a um valor justo para todos. A manifestação marcada para sábado (30), na porta da fábrica de laticínios do grupo Betânia, não parece ser o melhor caminho. O leite comprado em Pernambuco e em outros estados do Nordeste chega a preço inferior ao dos produtores cearenses.
O Ceará deverá bater recorde em 2025, produzindo 1 bilhão de litros de leite. Serão cerca de R$ 4 bilhões em faturamento, além de outras receitas com queijarias.
Na Assembleia, os deputados Felipe Mota e De Assis Diniz, ligados à agricultura e à agropecuária, defendem a criação de um preço mínimo de mercado para o leite, como já existe para carne, arroz, feijão e milho. O debate segue acalorado e, agora, entrou no ringue político.
