Teve início, nesta terça-feira (5), o Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom), maior evento do gênero na América Latina, realizado pela primeira vez em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A cerimônia de abertura contou com a participação do governador Elmano de Freitas; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Cláudio Barreto; e do presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom), coronel Washington Luiz Vaz Júnior; entre outras autoridades.
Esta é a primeira edição no formato de congresso, já que as 21 anteriores foram realizadas como Seminário Nacional de Bombeiros. Com isso, o encontro se consolida como o maior evento técnico-operacional e institucional voltado para bombeiros no Brasil.
Ao participar do momento, o governador Elmano de Freitas iniciou seu discurso parabenizando a atuação dos bombeiros. “Quando o povo brasileiro mais precisa, na hora que se está apenas rezando e pedindo a Deus alguma esperança, nessa hora estará o Corpo de Bombeiros. Muito obrigado pelo trabalho que realizam”, disse.
Elmano também falou do fortalecimento da corporação, com ações promovidas pelo Governo do Estado. “Aqui no Ceará eu tenho muito orgulho de, como governador, junto ao nosso secretário e os chefes de vinculadas, poder colaborar para o maior fortalecimento do Corpo de Bombeiros. É assim com a nova lei do Corpo de Bombeiros do Ceará, com o cartão para compra do fardamento, com as horas extras, e é assim com o Sistema de Metas das forças de segurança do Ceará. E, sim, o Corpo de Bombeiros participa do sistema de metas do Governo do Ceará, pois entendemos a sua importância”, frisou. Na ocasião, Elmano de Freitas foi agraciado com a Medalha do Mérito Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares.
A abertura oficial do Conabom ficou a cargo do coronel Cláudio Barreto, comandante-geral do CBMCE. “É com enorme honra, emoção e senso de responsabilidade institucional que abrimos oficialmente o Conabom 2025”, disse. Ainda segundo o coronel, o “evento é um grande espaço de troca de saberes e projeção estratégica dos corpos de bombeiros militares do nosso país”. Por fim, Barreto lembrou que o Ceará foi indicado para sediar o evento em anos antes, mas, devido aos protocolos sanitários exigidos em razão da pandemia da Covid-19, o evento foi adiado. “Agora, em 2025, o destino nos brinda com a oportunidade de realizar, justamente, o ano em que se celebra o nosso centenário de fundação. 100 anos de bravura, de lealdade, de sacrifício silencioso e de serviço ininterrupto à população cearense”, celebrou.