sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Base Polo do Samu 192 Ceará de Quixeramobim é recertificada com reconhecimento internacional de qualidade no atendimento ao AVC

 


A Base Polo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará de Quixeramobim foi recertificada com o Selo Diamante do ESO Angels Awards. A certificação faz de um programa internacional que mapeia, reconhece e certifica a organização de serviços de saúde no atendimento aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Para o superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho, é uma grande satisfação compartilhar mais uma conquista importante. “Mais uma vez, fomos reconhecidos com o Selo Angels Diamante, um dos maiores prêmios internacionais de qualidade no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral. Ele reconhece os serviços de emergência que atingem padrões de excelência no cuidado ao paciente com AVC”, destaca Nilson.


A placa de homenagem foi entregue na última quarta-feira, 6 de agosto, na Base Regional do Samu Ceará de Quixeramobim. O reconhecimento destaca o atendimento rápido às vítimas de AVC realizado pelos profissionais do Samu Ceará. O nível Diamante é a categoria máxima do prêmio Angels e demonstra que as equipes estão atuando com rapidez, precisão e integração eficiente com a rede hospitalar.




A entrega da primeira placa ocorreu em dezembro de 2024 que reconheceu o município de Quixeramobim como a primeira cidade do Nordeste, que se tornou modelo internacional na promoção de cuidados do problema de saúde, por meio do 


“Programa Angels”.

O Samu Ceará conta com equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e socorristas. O Serviço funciona 24h por dia e pode ser acionado pelo número 192.

“Esse é um reconhecimento que nos enche de orgulho, mas também de responsabilidade. Nosso compromisso é manter esse padrão, evoluir constantemente e ampliar o acesso da população cearense a um atendimento de excelência em emergências neurológicas. O selo é da equipe, mas o benefício é para a sociedade. Seguimos firmes, com técnica, humanidade e rapidez, salvando vidas todos os dias com o Samu 192 Ceará, finaliza o superintendente.


O médico interventor do Samu 192 Ceará, Rodolfo Belmino, trabalha no órgão desde 2019. “Sentimento de vitória e dever cumprido para nós do Atendimento Pré-Hospitalar do Samu da Base Polo Quixeramobim. Só temos a agradecer por esse reconhecimento, fruto do trabalho árduo, técnico e ágil da nossa equipe, pois sabemos que tempo é vida e ajuda nas complicações graves do paciente com suspeita de AVC”, destaca o médico.

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, também recebeu a recertificação com o selo Diamante. “Mais uma vez, atingimos o nível Diamante no Angels Awards. Esse reconhecimento demonstra que continuamos realizando um excelente trabalho, digno de serviços internacionais, no Sertão Central do Ceará. No entanto, não devemos relaxar, e sim continuar nos motivando para seguir em frente e melhorar cada vez mais no tratamento do AVC agudo, disse Victor Abreu, neurologista que estava a frente do Projeto no HRSC