Kaiky de Paula Ferreira é aluno da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Maria Fernandes Gomes de Amorim, no bairro Messejana, em Fortaleza. O estudante, que sonha em cursar Psicologia, ficou muito feliz ao receber o fardamento da rede pública de educação do Ceará, durante a abertura do AoGosto do Aluno, nesta sexta-feira (8), na Capital.
Ao todo, foram entregues 186.480 fardamentos, contemplando 93.240 estudantes, com cada aluno recebendo duas camisas. A distribuição continua ao longo do semestre. O investimento do Governo do Ceará é de R$ 16,7 milhões.
Comandado pelo governador Elmano de Freitas, o evento também contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; da secretária da Educação, Eliana Estrela; entre outras autoridades.
O processo de criação para o novo fardamento escolar foi inovador: o design foi pensado pelos próprios alunos da rede pública. O desenho vencedor, escolhido entre 16 propostas, foi selecionado em votação online.
“Esse concurso foi uma iniciativa incrível. Por meio da gestão da minha escola comecei a pensar em uma ideia. Buscamos associar a farda com elementos da nossa cultura, sempre respeitando as cores da nossa bandeira. Fiquei muito feliz com o resultado e é uma experiência única participar disso. Espero que essa iniciativa continue abrindo portas para que mais estudantes façam parte da nossa educação”, disse Moisés Matos, vencedor do concurso e aluno da EEMTI Maria Antonieta Nunes.
Idealizador do concurso, Elmano de Freitas afirmou que a ação foi fruto de um comentário feito por uma aluna anos atrás. “Uma vez eu fui para uma escola, quando ainda era secretário municipal da Educação, e uma aluna disse ‘quem devia escolher a farda somos nós, somos nós que usamos’. Isso ficou guardado. Durante o nosso processo para pensar no novo fardamento isso voltou. E eu queria dizer parabéns ao Moisés. O nosso fardamento está muito lindo”, disse.