Juntos, Governo Federal, Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza vão garantir mais de R$ 200 milhões para ampliar o atendimento na rede pública de saúde na Capital, contemplando o Hospital Universitário do Ceará (HUC) e mais 11 unidades coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). A iniciativa faz parte do Plano de Fortalecimento da Saúde Pública do Ceará, que tem cerca de R$ 362 milhões em investimento e inclui hospitais públicos em outras regiões do estado. O plano foi apresentado pelo governador Elmano de Freitas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além do ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira (4), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
“Vamos fazer o maior Plano de Fortalecimento da Saúde Pública no Ceará, seguindo uma determinação do presidente Lula. Já começamos com o Programa Agora Tem Especialistas”, explicou o ministro Padilha.
O Agora Tem Especialistas possibilita que o Ministério da Saúde utilize toda a estrutura de saúde do país, pública e privada, aumentando a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera nas redes locais.
Na ocasião, também estiveram presentes as secretárias da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho; o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; a secretária municipal da Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, entre outras autoridades.