Quadrilhas dançando e encenando grandes espetáculos, pratinhos e outros quitutes típicos, além de muitas bandeirinhas colorindo o céu animaram o primeiro dia do encerramento do São João de Fortaleza 2025. A culminância do ciclo junino começou nesta sexta-feira (18/07), e segue neste sábado (19/07), a partir das 18h30, no Polo de Lazer do bairro José Walter, com o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas. O evento é realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).
Nos dois de festa, distribuem-se as apresentações das 12 quadrilhas juninas com melhor pontuação nos 24 festivais realizados nos bairros, fomentados via Edital dos Festejos Juninos da Secultfor. O acesso é gratuito e livre. O encerramento coroa um ciclo marcado pela determinacão da gestão de descentralizar as políticas culturais em Fortaleza.
"Neste primeiro ano da gestão, ja fizemos um São João diferente, apoiando as quadrilhas juninas, sobretudo as dos bairros, descentralizando os festejos, assim como ocorreu no período pré-carnavalesco e carnavalesco, e hoje eu estou aqui presenciando essa bela noite. Espero que no próximo ano a gente fortaleça ainda mais nosso ciclo junino, apoiando essa tradição, reconhecendo a importância da nossa cultura, proporcionando, além de uma grande festa, também o desenvolvimento da economia criativa que traz o sustento para tantas famílias", afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A secretária da Cultura Helena Barbosa destacou um conjunto de avanços alcançados neste ciclo junino. "Conseguimos qualificar a descentralização. Já havia um apoio aos festivais, mas ele não era qualificado do ponto de vista do incentivo, e também de uma política de presença. Envolvemos toda a Prefeitura nos festivais, com diversos órgãos apoiando os eventos, isso fez o movimento junino ficar mais perto da gente. Conseguimos fazer o registro das quadrilhas como patrimônio material, fomentamos 50 quadrilhas, 24 festivais, além do investimento de mais de um milhão de reais que estamos fazendo em premiação", elencou a secretária.
Nesta primeira noite de festa ocuparam o quadrilhódromo as juninas Viva São João, Buscapé, Zé Moringa, Zé Testinha, Babaçu e Encanta Ceará. Neste sábado (19/07), o arraiá contará com a infantil Meu Dengo, seguida da Filhos do Sertão, Brilho do Sertão, Pé Quente, Cangaço Nordestino, Paixão Nordestina, Ceará Junino. Na apuração, se apresenta o Trio Maria Flor. A programacão da noite termina com a premiação.