segunda-feira, 30 de junho de 2025

Eusébio dá salto rumo ao futuro com a nova Lei de Inovação


A Câmara Municipal de Eusébio aprovou, nesta segunda-feira (30), a nova Lei de Inovação do Município, tornando a cidade uma das primeiras do Ceará e do Nordeste a adotar um marco legal moderno voltado à ciência, tecnologia e inovação. A legislação busca fortalecer o ecossistema local, fomentar a pesquisa científica e impulsionar o empreendedorismo, com a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que irá orientar as políticas públicas do setor.


A lei estabelece um ecossistema municipal com foco em desenvolvimento sustentável, atração de investimentos, inclusão digital, geração de empregos qualificados e melhoria dos serviços públicos. Foram instituídas estruturas como a Política e o Sistema Municipal de CT&I, o Fundo Municipal de CT&I e a ICT/Eusébio — instituição pública dedicada à pesquisa e inovação.


De acordo com o prefeito Dr. Júnior, a nova legislação representa “um dos maiores saltos institucionais do município rumo ao futuro”. Ele destaca que o marco legal é robusto e conectado com as melhores práticas do Brasil e do mundo, criando condições reais para que Eusébio se torne um polo de referência em economia do conhecimento.


Entre os mecanismos previstos estão bônus tecnológicos, encomendas públicas de inovação, ambientes regulatórios experimentais (sandbox), subvenções econômicas, parcerias estratégicas, uso das compras públicas para inovação e possibilidade de o município atuar como sócio em startups. Também há incentivos ao surgimento de incubadoras, parques tecnológicos, “living labs” e ações voltadas à economia criativa, circular e verde.


A legislação ainda facilita a cooperação entre setor público e privado, autoriza contratações diretas para projetos com risco tecnológico, incentiva a internacionalização da ICT pública e reconhece a inteligência artificial como área prioritária. Com esse marco, Eusébio se posiciona entre os municípios mais inovadores do país, criando um ambiente fértil para transformar ideias em soluções sustentáveis e tecnológicas.

Prefeito de Juazeiro do Norte cassado pela Justiça Eleitoral



O Juiz da 28a Zona Eleitoral do Ceará, de Juazeiro do Norte, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, cassou o mandato do prefeito de 

Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra e do seu vice Tarso Magno. Ambos também estão inelegíveis por oito anos. 


A ação foi promovida pelo Ministério Público Eleitorale se baseou em abuso do poder econômico.


Veja a sentença:



Governador Elmano de Freitas visitou as obras de hospital regional que atenderá população de Crateús e de mais 10 cidades vizinhas


O Governo do Estado do Ceará está ampliando o Hospital São Lucas, localizado em Crateús. A grande reforma, que deve ser concluída no próximo ano, transformará o equipamento em mais um grande polo de saúde: o Hospital Regional de Crateús. 


Nesta sexta-feira (27), o governador Elmano de Freitas visitou as obras. E fala sobre o percentual de execução e o quantitativo de leitos que será disponibilizado.


O hospital constará de clínicas:

Geral;

Ortopedia/ Traumatologia; 

Obstetrícia;

Pediatria; 

Cardiológica e

Oncológica.


Realizará:

Cirurgia Geral e

Cirurgia Obstétrica.


E contará com UTIs:

Neonatologia, 

Pediátrica e 

Adulto TIPO II.


Além disso, será equipado com seis ambulatórios especializados. O chefe do executivo estadual menciona a importância da interiorização da Saúde e explica como se deu a escolha das especialidades que serão garantidas no novo hospital.


Com sede em Crateús, o hospital terá capacidade para atender pacientes também de Ararendá, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril. Além disso, faculdade de medicina estará vinculada ao equipamento, como explica Elmano de Freitas.

Cearense Samira de Castro é candidata à reeleição para a presidência da FENAJ


A jornalista cearense Samira de Castro é candidata à reeleição para a presidência da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), maior entidade representativa da categoria no país, pela chapa "FENAJ em luta pelos jornalistas, por direitos e democracia". A eleição ocorre nos dias 15 e 16 de julho, em formato virtual, com participação de jornalistas sindicalizados de todo o Brasil.


Além da candidatura de Samira à presidência, o Ceará tem papel de destaque na composição da chapa 1, com a presença de Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), como candidato a secretário adjunto de Relações Internacionais da FENAJ, e Germana McGregor, dirigente do Sindjorce e militante das pautas antirracistas e feministas, como candidata a titular da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia.


Samira de Castro tem uma trajetória marcada pela firme atuação em defesa da valorização profissional, da liberdade de imprensa e do jornalismo como instrumento essencial à democracia. No comando da FENAJ desde 2022, sua gestão tem sido reconhecida pela retomada da articulação política em nível nacional, pela defesa da PEC do Diploma, da criação do Piso Nacional dos Jornalistas e por uma forte atuação contra a precarização do trabalho na área.


“A nossa candidatura representa a continuidade de uma gestão combativa e comprometida com os direitos da categoria, em diálogo constante com os sindicatos e com a sociedade. Seguiremos firmes na luta por um jornalismo digno, valorizado e plural”, afirma Samira.


A FENAJ é composta por 31 sindicatos filiados e é referência na organização sindical da categoria, com papel decisivo na formulação de políticas públicas de comunicação, na promoção da ética jornalística e na defesa intransigente da liberdade de imprensa.

Deputada Larissa Gaspar propõe ampliação da Lei de acessibilidade para pessoas obesas em hospitais, rodoviárias e aeroportos


A deputada estadual Larissa Gaspar (PT), segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), apresentou o Projeto de Lei nº 518/2025, que amplia a Lei nº 18.998/2024, garantindo mais dignidade e acessibilidade para pessoas obesas em espaços públicos e de grande circulação.


A proposta torna obrigatória a disponibilização de macas, camas e cadeiras de rodas dimensionadas para pessoas obesas não apenas em hospitais e unidades de saúde privadas — como já previsto na legislação atual —, mas também em estabelecimentos públicos de saúde, terminais rodoviários, ferroviários, metroviários e aeroportos localizados no Estado do Ceará.


Segundo a parlamentar, a iniciativa busca corrigir desigualdades enfrentadas por uma parcela significativa da população. “A obesidade atinge mais de 26% dos brasileiros e, muitas vezes, essas pessoas encontram sérias dificuldades para acessar serviços básicos de saúde e transporte com dignidade. Este projeto é uma ação concreta de respeito, inclusão e promoção da cidadania”, afirma Larissa Gaspar.


O PL determina que os equipamentos deverão seguir critérios técnicos de segurança, resistência, conforto e acessibilidade, conforme normas nacionais e internacionais. A regulamentação da nova lei, caso aprovada, deverá ser feita pelo Poder Executivo em até 90 dias.


Larissa reforça que a medida representa um avanço na luta por uma sociedade mais igualitária e humana: “Estamos falando de um direito básico — ser atendido com respeito e segurança. O Estado precisa estar preparado para acolher todos os corpos.”


O projeto aguarda tramitação nas comissões técnicas da Alece.

Prefeitos apoiam Guimarães ao senado

O Deputado José Guimarães recebeu apoio de 12 prefeitos dos sertões de Crateús na sua caminhada ao Senado Federal. 

Para deixar claro os apoios, os prefeitos foram a plenária do PT e no microfone não deixaram dívidas sobre o apoio a Guimarães.



Eduardo Girão, Zema e Dallagnol na disputa em 2026



O Partido Novo, está articulando a participação na eleição de 2026. A situação política é complicada porque precisa se juntar ao que existe de ruim na política brasileira. 


O NOVO foi engolido pelos partidos de direita e não conseguiu eleger número suficiente de deputados e senadores e precisa de aliança ou federação para ter tempo de rádio e TV na campanha eleitoral.

Prefeito Evandro Leitão vistoria obras do Centro de Diagnóstico Girassol; unidade realizará mais de 3 mil atendimentos mensais


O prefeito Evandro Leitão realizou, nesta segunda-feira (30/6), uma visita técnica às obras do Centro de Diagnóstico Girassol, localizado no bairro Edson Queiroz. Com 92% de execução, o equipamento será referência no atendimento a crianças e adolescentes com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento e sofrimento psíquico.


Com previsão de entrega para o início do segundo semestre de 2025, o Centro terá capacidade para realizar cerca de 3.300 atendimentos mensais e funcionará como porta de entrada do Espaço Girassol, promovendo assistência especializada de diagnóstico.

“Nós já tínhamos a experiência de criar equipamentos voltados ao atendimento do autismo na Assembleia Legislativa, e agora estamos trazendo essa expertise para a Prefeitura. Até agosto, vamos entregar esse novo espaço para a realização de diagnósticos. O equipamento está praticamente pronto, com 92% das obras concluídas, e já iniciamos o processo de seleção dos profissionais que atuarão na unidade. Além disso, teremos 12 Espaços Girassóis distribuídos por toda a cidade, sendo este o centro de referência que dará início a toda a rede”, destacou o prefeito.


Durante a visita, Evandro anunciou que o primeiro Espaço Girassol também deverá ser inaugurado no início do segundo semestre, inserido na Policlínica Dr. José Eloy, no bairro Bonsucesso.

“O espaço na Policlínica Dr. José Eloy, na Regional 5, será entregue em breve. A escolha não foi aleatória: é naquela região onde identificamos a maior incidência de crianças com TEA e TDAH. O local já passou por avaliação e contará com uma equipe multidisciplinar, composta por neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros especialistas”, explicou o prefeito.

Camilo sobre campanha


Perguntado sobre a sucessão estadual, o ministro Camilo Santana foi curto e grosso: “está muito longe.”

Amílcar Silveira pode disputar eleição pelo PSB


Na lista de pré-candidatos do PSB a deputado federal, consta o nome do presidente da Faec, Amílcar Silveira, que preside o PSB de Quixadá. Amílcar tem visitado obras ao lado de Ricardo Silveira. Os dois gravaram vídeos durante visitas. 

Aldigueri no Cariri


O deputado Davi de Raimundão, MDB, deve trocar votos com o deputado Romeu Aldigueri, que será candidato a deputado federal. A visita do presidente da Alece ao Cariri foi ao lado do deputado Davi de Raimundão e do seu pai, Raimundo Macêdo. Três colégios eleitorais foram visitados, além de Juazeiro do Norte.

A disputa por territórios

A base aliada do governador Elmano de Freitas está batendo cabeças no sertão. A invasão de domicílios eleitorais preocupa. Os problemas causados pela tentativa de buscar votos onde deputados são votados serão pauta de reunião com a liderança do governo. Geralmente, a direção dos partidos não debate esses problemas. Na reta final das campanhas, a invasão de colégios eleitorais é natural. 

Animação


A imprensa brasileira começa a abrir espaço para o estado do Ceará, colocando o contexto local na pauta nacional. O embate envolvendo Lula, Camilo, Elmano, Bolsonaro, Tasso e Ciro chamou a atenção. O Ceará é um estado cobiçado pelo grande sucesso na educação, saúde e atração de empresas. A segurança é o tema de maior de interesse.

Deputado Júnior Mano acelera pré-candidatura ao Senado Federal


Numa ação forte, o deputado Júnior Mano, na sua caminhada ao Senado, recebeu aval dos prefeitos de Itaitinga, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe e Fortim. A escalada de Júnior Mano, pré-candidato pelo PSB, tem como padrinho forte, o senador Cid Gomes, que sempre marca presença nos eventos de Júnior Mano pelo Ceará. 

Grande plenária do PT


O PT de todo o Brasil, estará de olho na plenária do partido que será realizada, em Fortaleza, com a presença de Edinho Silva, o candidato do Campo Democrático que tem o apoio também do presidente Lula, que sofre críticas de outros quatro candidatos, um deles Rui Falcão, que presidiu o partido e era aliado de Lula. Na plenária, o ministro Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas anunciarão apoio à chapa Edinho-Conin. A eleição direta do PT será realizada na sexta-feira, na capital cearense. 

Guimarães consolida pré-candidatura ao Senado Federal


A plenária de Crateús, organizada pela direção do PT, consolidou a vitória de Antônio Filho, o Conin, para seguir presidente do PT cearense e consolidou a pré-candidatura do deputado José Guimarães ao Senado Federal com apoio do governador Elmano de Freitas. “O Ceará deve muito ao Guimarães e ele tem direito de pleitear a vaga ao Senado”.

A eleição de 2022 ainda não terminou



O ministro da Educação, Camilo Santana, foi o grande vitorioso na eleição de 2022. Elegeu Elmano governador no primeiro turno com 54% e se elegeu senador da República com 84% dos votos. Derrotou seus grandes adversários: Ciro Gomes, capitão Wagner e Roberto Cláudio. Camilo se tornou a maior liderança do Ceará. 


O Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, tem uma versão para o momento político onde os derrotados de centro-esquerda se unem ao Bolsonarismo de extrema-direita: “o ódio e a vingança por não aceitar Camilo ser líder no Ceará e ministro da Educação e o Elmano, filho de agricultor e de uma professora, ser governador do Ceará e fazer um grande governo com geração de emprego, economia crescendo, atração de empresas, concursos públicos ao invés de terceirização.”


Fica claro no posicionamento de Chagas Vieira e na movimentação das oposições que teremos mais um tira-teima em 2026. O Chefe da Casa Civil está chamando Ciro para a disputa e Ciro está calado após insinuar vontade de sair da aposentadoria política. 


Os próximos passos devem esclarecer para onde vamos. O cenário nacional influirá muito no movimento para candidaturas. 

domingo, 29 de junho de 2025

Taxação BBB’: PT lança campanha que defende cobrança contra ‘bilionários, bancos e bets’ 


 As redes sociais do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgaram na última quinta-feira (26) um novo vídeo defendendo o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, além de taxação dos mais ricos. A publicação coincide com a nova estratégia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de intensificar o discurso ‘ricos contra pobres’.

A publicação, que no Instagram tinha mais de 18 mil curtidas na manhã da sexta-feira (27), traz uma balança com sacos representando impostos. O texto divulgado na peça usa o slogan “Taxação BBB”, em alusão ao reality show da TV GLOBO, mas as palavras são bilionários, bancos e bets.


“O governo Lula deu início a uma virada histórica na cobrança de impostos no Brasil. Quem ganha até R$ 5 mil não vai pagar nada de imposto de renda. Além disso, quem ganha entre R$ 5 mil e RS 7 mil terá redução no desconto tributário. E para manter as contas equilibradas, o governo vai passar a taxar quem sempre pagou pouco ou quase nada: os super ricos. Bilionários, bancos e plataformas de apostas pagam nada ou quase nada de imposto de renda, vão passar a pagar mais. Porque imposto é necessário, mas justiça também é. Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets. Novo IR é justiça histórica. Justiça de verdade”.

A isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil foi uma promessa da campanha de Lula, e a avaliação do governo é que a não aprovação representará um desgaste durante a campanha de 2026.



Fortaleza sediará plenária gigante do PT recebendo Edinho Silva com partido criticando Lula


Pressionado pelas pesquisas que apontam baixa aprovação ao governo Lula, o PT vai às urnas no próximo domingo para eleger seu novo presidente.


Dos quatro postulantes ao cargo, três cobram mudanças no Planalto e na política de alianças para 2026. A exceção é o favorito Edinho Silva, que atribui os problemas de Lula à polarização política e ao avanço do Congresso sobre o Orçamento.


“O maior patrimônio do PT é o governo Lula. Se não fosse ele, o partido não teria superado as crises que viveu. O PT tem que ter posição, tem que disputar os rumos da coalizão. Mas não defender o governo Lula é um imenso erro”, afirma o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social.


Três vezes presidente do PT, Rui Falcão diz que deseja voltar ao cargo para resgatar os “princípios fundadores” do partido e garantir sua independência em relação ao governo.


“O partido deve apoiar e dar sustentação política. Mas, para ser forte, precisa ter direito de criticar quando acha que o rumo não está bom. Essa divisão de papéis tem que ficar muito clara, se não o PT vira puxadinho do governo, o que nunca foi”, afirma o deputado.


Candidato mais à esquerda no partido, Valter Pomar se apresenta como opção de ruptura com a política atual.


“O PT está numa encruzilhada. Edinho representa a manutenção da política atual, de conciliação com o modelo primário-exportador e com o capital financeiro. Eu represento a mudança. A política atual já nos levou a uma derrota em 2024, na eleição municipal. Mantê-la vai nos levar a outra derrota em 2026”, diz o historiador.


Romênio Pereira, da corrente Movimento PT, também defende uma atitude mais crítica em relação ao Planalto.


“Nossa bancada tem que votar 100% com o governo, mas o partido precisa ter liberdade para conversar e dizer que é preciso mudar. Sem mudar, vai ser difícil alcançar uma nova vitória em 2026”, afirma.

Em evento concorrido, Guimarães reúne governador Elmano, senadora Augusta, deputados, prefeitos e 36 vereadores no Sertão de Crateús


A plenária do PT liderada pelo deputado  José Guimarães em Crateús neste sábado (27) foi marcada pela presença do governador Elmano de Freitas, da senadora Augusta Brito, além de cinco prefeitos da região, uma vice-prefeita, 36 vereadores, lideranças e militantes do partido e dirigentes sindicais de todas as regiões do Sertão de Crateús.


Participaram do evento e declararam apoio ao deputado na pré-candidatura ao Senado a prefeita Janaína Farias, de Crateús, e os prefeitos Roberto Uchoa, de Poranga, William, de Independência, Salomão, de Monsenhor Tabosa,  Amaro, prefeito de Ipaporanga e Emily Eduardo, vice-prefeita de Ararendá. 


Além de reforçar a candidatura do presidente Antônio Filho à reeleição do diretório estadual no pleito do próximo dia 6 de julho, o evento serviu para que os líderes destacassem a atuação de Guimarães em Brasília, na liderança do governo na Câmara.

Cumprindo a função de líder do presidente Lula, o parlamentar é responsável por viabilizar obras estruturantes, recursos e articulações para investimentos nos municípios.


Todos os gestores usaram o tempo de fala para reconhecendo os avanços e os investimentos do Governo Federal através da articulação de Guimarães. 


Além dos prefeitos, da senadora Augusta Brito e do governador, os deputados Missias do MST (PT), De Assis Diniz (PT) e Moisés Braz (PT) também estiveram na plenária e reforçaram o apoio a Guimarães em 2026.