Os líderes das facções já foram comunicados, por meio de pronunciamentos do governador Elmano de Freitas, sobre a decisão de prender bandidos que fazem parte das organizações criminosas. À época, a ordem era deixar o Ceará.
O controle social das comunidades estava em jogo, e o governo, com várias ações, impediu o avanço dos faccionados. Não houve reação. Os territórios estão sob controle.
Uma briga entre dois líderes das facções mais poderosas no Pirambu, o CV e a GDE, por conta de avanços para outros bairros do Grande Pirambu, desencadeou a onda de violência a partir da morte de duas Youtubers. Uma delas mantinha relacionamento com um dos chefes.
A decisão dura do governo de ocupar os territórios será a maior ação policial desencadeada. Ordem é a palavra-chave, com toque de recolher. O Pirambu passará um bom tempo controlado por forças de segurança.
Os três principais líderes de facções estão presos. A ação foi rápida e contou com apoio do Batalhão de Choque. As ações pretendem chegar a outros chefões.