quinta-feira, 1 de maio de 2025

Turistas estão cancelando viagem a Jericoacoara por contra da autorização para construir prédios



O prefeito antiambientalista de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cesar, PP, aprovou na Câmara de Jericoacoara, projeto de sua autoria que regulariza todas as edificações irregularidades no município, incluindo a Vila de Jericoacoara, paraíso tu turismo Nacional e Internacional. 


A lei aprovada autoriza edificações, prédios com vários andares, contrariando o Plano Diretor da Cidade de jijoca. A reação foi mediata. Turistas estão cancelando viagens já programadas e cancelando hospedagens. 


O crime ambiental do prefeito Leandro Cesar,PP, foi apoiado pela maioria dos vereadores que participam da gestão com  cargos e negócios com a prefeitura.  


Vejam como cada vereador votou para destruir Jericoacoara:


- ⁠- Antônio Daniel de Souza (Republicanos) - Não Votou

- ⁠

- Fernando Edson de Sousa (PV) - Sim

- Natalícia de Jesus Souza Brito (PT) - Sim

- Jacquelina Marques Rocha Albuquerque (União) - Sim

- Erivan Pereira  (Republicanos) - Sim

- Cleiton Oliveira Sousa (PSD) - Sim

- Ana Carine Rodrigues da Costa (Cidadania) - Abstenção

- Benedita Neta da Silva (PT) - Não

- Guilhermina Helen Sousa Pessoa (PP) - Sim

- Raimundo Pedro de Araújo (PSD) - Abstenção

- Caio Cesar de Paula Braga (MDB) - Sim

Ministério Público Eleitoral pede cassação do prefeito e vice de Reriutaba por abuso do poder político


O PSB/Ceará pode perder mais um prefeito municipal. O Ministério Público Eleitoral da 79ª Zona Eleitoral, na pessoa do promotor Diego Felipe de Sousa Barros, solicitou quarta-feira, 26, a cassação do mandato do prefeito de Reriutaba, Pedro Humberto (PSB), e do vice-prefeito Tarciano Castro (PSB), reeleitos em outubro de 2024. O representante do MPCE pediu ainda a inelegibilidade dos gestores por oito anos por comprovação de abuso do poder político.


Segundo o promotor, o prefeito Pedro Humberto se utilizou de atendimento intensivo na área da saúde, na véspera da eleição, para influenciar no resultado eleitoral em seu beneficio. “No caso dos autos, o conjunto probatório aponta que os atendimentos cirúrgicos do Programa Saúde Para Todos – Ação Fila Zero, realizados pelo Município de Reriutaba quase duplicaram no ano eleitoral, concentrando-se especialmente nos meses que antecederam ao pleito”, escreveu o promotor na sua petição.


Ainda segundo o promotor, o prefeito de Reriutaba publicou diversos vídeos, durante o período da propaganda eleitoral, de eleitores reriutabenses agradecendo, de forma direta aos gestores, Pedro Humberto e Tarciano, pelo atendimento recebido.


“Assim, conclui-se que o conjunto probatório, considerado como um todo, aponta para a existência de abuso de poder político, uma vez que os investigados agiram no sentido de incrementar os atendimentos de saúde no ano eleitoral e os divulgaram de forma ampla nas redes sociais, inclusive com elementos de autopromoção, fazendo desta pauta um dos carros-chefe de suas campanhas eleitorais para garantir que fossem reconduzidos para os cargos, causando severo desequilíbrio na disputa eleitoral”, conclui o promotor.




Evandro convida igreja para colaborar na remoção de moradores de rua


O gabinete do prefeito Evandro Leitão está recebendo religiosos de todas as igrejas e movimentos sociais para aderir ao projeto que trata da remoção de moradores de rua e combate à fome. Na quarta-feira (30), dialogou com líderes  das diversas igrejas evangélicas.

Aldigueri cita gestão de Jericoacoara como mau exemplo


O projeto que autoriza a construção de prédios de três andares na Vila de Jericoacoara foi alvo de uma crítica dura do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri. “É o maior crime ambiental da história recente do Ceará e vamos lutar pra retirar o projeto ou rejeitar no plenário da Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara”, declarou.

Romeu Aldigueri: “Prefeituras do Ceará terão oportunidade de cuidar de forma séria do meio ambiente”



O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, confirma que os poderes são independentes e harmônicos, ao aprovar projeto que autoriza a criação de órgãos ambientais municipais com obrigação de funcionar com corpo técnico e poder de decisão. “Tudo foi feito com muito diálogo. Conversei com a Aprece, a associação dos prefeitos, com o governo estadual, federal e parlamentares, que aprovaram por unanimidade. Surgirá um novo tempo na área ambiental”, disse, comemorando a aprovação.

Correntes do PT exibem divisão clara para a eleição de novos diretórios


Liliane Araújo, Secretária Executiva de Mulheres, ex-membro da direção nacional do PT, vice-presidente do PT em Fortaleza e coordenadora do Campo de Esquerda, corrente liderada por Luizianne Lins - afirma que a corrente Campo Popular pertence a outros militantes, liderada por Acrísio Sena e Antônio Carlos. Já a corrente Campo Democrático é liderada pelo Deputado Guimarães. O embate na eleição do Diretório Estadual e dos municipais será duro.

Elmano, Aldigueri, Simão Pedro e Fagner no Orós

 


Uma comitiva liderada pelo governador Elmano de Freitas estará no município de Orós no próximo domingo (4). O grupo vai subir na barragem do Orós para olhar a sangria de barco, vão navegar pelo açude até a estátua de Juscelino Kubitscheck que construiu e inaugurou o açude há exatos 60 anos. O açude do Orós está sangrando após 14 anos. A expedição foi organizada pelo deputado Simão Pedro e pela prefeita. 

O 1º de maio

 


O dia 1º de maio é universalmente dedicado ao trabalhador. A data foi, no passado, motivo de grandes mobilizações no país. No Ceará, as centrais sindicais irão reviver esses momentos com grande manifestação nesta quinta-feira, 15h, na Praça Portugal, em nossa capital.

A Federação PP/União Brasil cria cenário para os anti-Bolsonaro



A Federação entre partidos cujos líderes são extremamente conhecedores da estrutura de governo, do funcionamento do Congresso Nacional e de saber lidar com o Supremo Tribunal Federal tem peso no cenário nacional. 


A intenção da Federação é clara: propor a construção de uma candidatura presidencial capaz de vencer a reeleição do presidente Lula fora da família Bolsonaro e eleger uma grande bancada para o Senado Federal e para a Câmara dos Deputados. Eleger governadores também está na meta. O PL e os Republicanos são os aliados prioritários. 


No Ceará, não ocorrem mudanças significativas. O União Brasil atua no campo da oposição ao governo Elmano, ao contrário do PP, que é grande parceiro. Como o processo da Federação tem como meta a eleição de 2026, os movimentos serão lentos.