Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Lei nº 00462/2025, de autoria do deputado estadual Acrísio Sena (PT), que propõe o reconhecimento da panelada como patrimônio gastronômico, cultural e imaterial do Estado. A iniciativa busca valorizar um dos pratos mais tradicionais da culinária cearense e seu papel na identidade e economia local.
A proposta também ressalta a importância do prato como atrativo turístico, presente em mercados, quiosques e restaurantes em todas as regiões do Ceará. “A panelada reflete a tradição e o pertencimento cultural dos cearenses. É mais que um prato: é um símbolo da nossa identidade e da nossa história”, afirmou Acrísio.
O parlamentar solicitou ainda que, após a sanção da lei, uma cópia seja enviada à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com o objetivo de ampliar a divulgação e o reconhecimento da panelada como patrimônio do povo cearense.