segunda-feira, 31 de março de 2025

Guimarães fortalece grupo político e avança na corrida pelo Senado

 


A maior e mais emblemática plenária já promovida pelo PT no Ceará, durante o encontro da corrente Campo Democrático, consolidou o papel do deputado federal José Guimarães como líder de um expressivo grupo político no estado.


A trajetória de Guimarães começa no distrito de Encantado, em Quixeramobim. O nome já sugere um destino marcante. De lá ao Inharé, em Senador Pompeu, são apenas cinco passos, separados por um riacho. Foi em Inharé que encontrou Luizinho, um amigo-irmão, com quem trilha a política até hoje. Aos poucos, essa irmandade atraiu outros aliados, como os deputados De Assis Diniz, Moisés Brás e Missias, além de lideranças como Wladson, Conin e Sônia Braga. Hoje, o grupo soma 263 lideranças ao lado do líder do governo Lula na Câmara e mais de 60 mil filiados.


O governador Elmano de Freitas, o senador Camilo Santana e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, já sinalizaram apoio à candidatura de Guimarães ao Senado. Em um movimento estratégico, ele trouxe o presidente nacional do PT, Humberto Costa, para fortalecer seu projeto rumo à Câmara Alta.


“Vamos intensificar ainda mais a mobilização no estado”, afirmou Luizinho do Inharé, um dos principais articuladores do PT cearense e responsável pela coordenação da sucessão estadual do partido, que deve eleger o sucessor de Antônio Filho (Conin) na presidência estadual da sigla.