A Plenária Estadual do PT, realizada neste sábado, 30, em Fortaleza, lançou o deputado José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, pré-candidato ao Senado Federal, para a disputa eleitoral de 2026. “O Guimarães é o nosso candidato ao Senado, tem coragem, serviço prestado ao Ceará e identificado com o povo mais simples beneficiado pelas políticas sociais”, disse o líder do PT na ALECE, deputado De Assis Diniz.
“A palavra que me define hoje é gratidão. A nossa plenária foi um sucesso: 65 prefeitos, mais de 150 cidades representadas nas mais de 1.200 lideranças presentes. Nosso mandato tem serviço prestado no Ceará e, como de costume, encerramos o ano com um balanço de tudo que foi feito em Brasília ao lado do presidente Lula.
Agora, é olhar para frente: nossa missão é continuar cuidando do PT, reeleger o governador Elmano de Freitas, junto com uma forte bancada de deputados estaduais e federais. Nosso projeto para 2026 é grandioso e será construído com a militância petista. Muito obrigado pela presença e confiança no meu trabalho como parlamentar. São cinco mandatos dedicados a melhorar a vida de todas e todos os cearenses. Vamos juntos, porque juntos somos a força do Ceará”, declarou Guimarães em discurso.
O governador Elmano de Freitas não compareceu, porque está com Covid, assim como as estrelas do partido em Fortaleza e no Ceará, o ministro Camilo Santana e o prefeito eleito Evandro Leitão. Eles enviaram mensagens.
O deputado José Guimarães não esconde seu desejo de disputar uma das duas vagas para o Senado Federal como candidato apoiado pela base aliada do governo Elmano. “Espero que o Cid seja meu companheiro de chapa”, previu após declarações do ministro Camilo apoiando a reeleição de Cid Gomes.