O ex-presidente Bolsonaro escreveu artigo para o jornal Folha de São Paulo mandando um recado para o presidente Lula: “a esquerda envelheceu”. Bolsonaro defende a propriedade, a redução do serviço público e a liberação de armas em seu artigo. Ele pretende ser um Trump brasileiro.
Escrevi aqui, no jornal OPINIÃO CE, que o deputado Zé Airton Cirilo afirmou que “o PT é analógico e a direita digital”. A frase tem muito a ver com a colocação de Bolsonaro. E o PT já ensaia uma virada.
O presidente Lula declarou que pode “não disputar a reeleição”. A declaração é importante e agitou as esquerdas que não enxergam mais em Lula um candidato e sim um grande cabo eleitoral.
Quem acompanha o cenário político já percebe dois nomes para a disputa pelas esquerdas: Camilo Santana e José Dirceu ou a dobradinha na mesma chapa.
Zé Dirceu é visto como o nome que revitaliza a esquerda, une todos os movimentos sociais, motiva a juventude, tem capital político e poderá agregar recursos para uma campanha onde enfrentará uma direita fortalecida.