O Brasil é o maior produtor de alimentos do Mundo, segundo os empresários do agronegócio. A produção de grãos do País alimenta outros países, exportada como commodities.
Na outra ponta, o Brasil é o gigante mundial na agricultura familiar, onde pequenos produtores tiram da terra 70% de todos os alimentos consumidos pela população brasileira. O pequeno negócio, também, é o que mais gera emprego e renda no campo.
Os dois “brasis” rivalizam, mas no geral participam diretamente da vida da população. Aparecem no PIB nacional com destaque. A agricultura familiar e o agronegócio estão em todos os setores da produção no campo.
No Ceará, a agricultura familiar tem 480 mil produtores que plantam e criam animais para as famílias, merenda escolar, supermercados, Centrais de Abastecimento, pequenos comércios, empresas e queijarias.
Fortaleza está recebendo a 1ª Feira Estadual da Agricultura
Familiar e Economia Solidária.
Será no Parque Cesar Cals, onde funciona a Secretaria de Agricultura. A população deve prestigiar e o mais importante: saber que é verdade que a criticada agricultura familiar realmente existe e funciona.
Alvo de muitos ataques, a agricultura familiar é um braço do MST, da luta por terra, da economia solidária e resultado de muitas mãos, de batalhas políticas. No Mundo inteiro, se luta pela terra, foi assim nos Estados Unidos, na Europa, África, Ásia e, também, no Brasil.