quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Cimento Apodi celebra o Dia Nacional do Voluntariado, com ações em comunidades do Ceará


Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, a Cimento Apodi demonstra seu compromisso com a cidadania e a responsabilidade social, por meio de seu programa de voluntariado corporativo, que tem se destacado com impacto positivo nas comunidades onde atua. Para marcar o Mês do Voluntariado, a empresa realizou, no último dia 24 de agosto, três ações simultâneas em suas unidades no Ceará.

Desde a criação do Programa de Voluntários da Apodi, em 2019, houve uma evolução significativa, inclusive com a instituição de uma política estruturada em 2022, o que permitiu a expansão das atividades e o aumento da participação dos colaboradores da indústria cimenteira.

Este ano, o ciclo 2024-2025 do programa registrou um crescimento expressivo no número de voluntários, passando de 75 para 121 participantes, sendo que esses colaboradores dedicam até duas horas semanais ao voluntariado, desenvolvendo projetos contínuos que não apenas beneficiam as instituições e comunidades atendidas, mas também promovem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

No mês do Voluntariado, a Cimento Apodi realizou, no dia 24, três ações simultâneas em suas unidades no Ceará. Em Quixeré, cerca de 20 voluntários atuaram na Comunidade do Bom Sucesso, realizando pequenos reparos e melhorias como pintura de muros, capinagem, jardinagem e reparos elétricos. No Pecém, a Lagoa da Pré-Jubara, em São Gonçalo, foi o alvo das atividades. Enquanto na empresa matriz, no bairro do Cambeba, voluntários se dedicaram à limpeza e organização do Lago do Jacareí.

“Estas ações são fundamentais para fortalecer os laços com as comunidades que nos acolhem e para reforçar nosso compromisso com os pilares sociais da nossa estratégia ESG. Estamos certos de que o voluntariado é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento humano e a cidadania, tanto para os beneficiados quanto para os próprios voluntários”, Cybelle Borges, especialista de sustentabilidade da Cimento Apodi. 

No ano passado, o programa realizou 25 projetos, beneficiando mais de 800 pessoas. Este ano, com o aumento no número de voluntários, a expectativa é de que o impacto seja ainda maior. “A Cimento Apodi segue firme em sua missão de contribuir para a sustentabilidade e o bem-estar social, promovendo ações que fazem a diferença no dia a dia das comunidades cearenses”, finalizou Cybelle. 

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia trabalha, com alto rigor de qualidade, uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.