sexta-feira, 23 de agosto de 2024

As pesquisas estimulam a disputa, quando verdadeiras


A pesquisa do Datafolha, publicada nesta quinta-feira, 22, sobre a eleição municipal em várias capitais, mostra um cenário novo, próximo da realidade de um início de campanha, repleto de indefinições. Numa visão geral do cenário de Fortaleza, sem serem conhecidos ainda os detalhamentos da consulta ao eleitor, é possível avaliar que os quatro principais candidatos estão en zona de corrida por um lugar no 2º turno. 

A pesquisa deixa claro que o Capitão Wagner bateu seu teto. O mesmo ocorre com Sarto. Os dois parecem não conseguir crescer, por conta das rejeições. Superar esse teto e crescer se faz necessário. No caso de André Fernandes e do candidato Evandro Leitão, a pesquisa é clara: os dois têm grandes possibilidades de crescimento, porque são desconhecidos e têm baixa rejeição. O eleitor decidirá em 6 de outubro. 

Ainda estamos no início da campanha, quando os candidatos começam a manter contato com os eleitores. No final do mês, inicia a propaganda política no rádio e TV e as propostas serão apresentadas.